Conferência aborda migrações, fronteiras e cosmopolitismo

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e com o apoio da Aliança Francesa de João Pessoa, trazem para a capital paraibana o pesquisador francês Michel Agier. Ele ministrará a conferência: “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo”.

A conferência ocorre nesta quarta-feira (25), na Sala Multimídia do Centro de ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus de João Pessoa, às 14h30. Durante o evento, que será aberto à comunidade acadêmica, haverá os lançamentos dos livros: “Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação” e “Migrações, descentramentos e cosmopolitismo: uma antropologia das fronteiras”, de autoria do antropólogo Michel Agier e com edições da Edufal da Universidade Federal de Alagoas.

Michel Agier, antropólogo e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), um organismo público de pesquisa francesa, é também membro do Instituto Interdisciplinar de Antopologia do Contemporâneo e professor da EHESS-Paris. Nos anos 1990 viveu alguns anos no Brasil, sendo ainda professor visitante em diversas universidades na Europa e nas Américas.

Sua trajetória envolve pesquisas em grandes cidades da África e América latina: Lomé (Togo), Douala (Camarões), Salvador (Brasil), Cáli (Colômbia), etc, estudando seus bairros e meios sociais marginais, subalternos ou precários e refletindo sobre as mobilidades sociais, as reivindicações e mobilizações  identitárias, étnicas e políticas, com uma atenção particular para as situações rituais (carnavais e festas religiosas).

Informações e detalhes do evento no endereço eletrônico www.cchla.ufpb.br/ppga/; ou pelo telefone: (83) 3216-8821.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo