Presidente do Idiomas sem Fronteiras do MEC faz palestra na UFPB

A presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (SESu/MEC), Denise Abreu e Lima, proferiu palestra na manhã de ontem (20), no auditório do CCHLA, intitulada "O Programa Idiomas sem Fronteiras: Políticas Linguísticas e Internacionalização". A palestra tratou da criação do Programa, suas ações e expansões para a inclusão de vários idiomas, além do foco na internacionalização das universidades, da relevância das línguas estrangeiras, inclusive do Português para Estrangeiros e, nesse contexto, dá ênfase na formação docente dos professores de línguas.

A palestra teve a presença de professores, técnicos e estudantes da UFPB, além de participantes do I Simpósio de Políticas Linguísticas e Integração Regional.

A presidente do Idiomas sem Fronteiras veio à UFPB a convite da Assessoria Internacional, através do Programa ISF da UFPB, para participar, também, de um grupo de trabalho sobre o programa ISF que envolveu professores e pesquisadores do ISF de diferentes estados e que trabalham com as várias línguas incluídas no programa. Além disso, Denise visitou e conheceu de perto a estrutura do Núcleo de Línguas da UFPB e as ações locais que vêm sendo desenvolvidas não apenas com a comunidade acadêmica, mas também para a formação inicial e continuada de professores na Paraíba.

A professora Denise participou, ainda, do II Encontro Internucli do Programa Inglês sem Fronteiras que reuniu professores e coordenadores do programa ISF da UFPB, UFCG, UFAL, UFS e UFRR, que apresentaram trabalhos específicos sobre seus Núcleos de Línguas. O grupo discutiu sobre o programa, as ações locais de cada universidade e parcerias, mostrando a relevância desses encontros para o fortalecimento do programa.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)