Tradutora e editora francesa participa de projeto no Campus I

O Projeto “Por dentro da Tradução” desenvolve mais uma atividade, tendo como convidada a tradutora e editora francesa, Paula Anacaona. As discussões estão programadas para esta segunda-feira (30), às 14h, na sala 500 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus de João Pessoa.

“Por dentro da Tradução” é uma realização da Coordenação de Tradução em conjunto com o Departamento de Mediações Interculturais do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade “Diálogo com Paula Anacaona” terá como tema: “A tradução como instrumento de mediações interculturais: a literatura brasileira na França”, que visa colocar os tradutores em formação do Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB em contato com profissionais atuantes no mercado de tradução.

O objetivo é que os estudantes fiquem por dentro da tradução através do contato com quem está por dentro do assunto. Vários profissionais já participaram, desde 2010, quando o programa foi criado, ainda em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), entre eles, a tradutora Arina Alba, o tradutor George Sperber, o professor Walter Costa (UFSC) e o professor Júlio Monteiro (UnB), entre outros.

Paula Anacaona

É tradutora e editora. Em 2010, após vários anos trabalhando como tradutora, criou a sua própria editora, especializada em literatura brasileira - a única na França. No “Diálogo com Paula Anacaona” ela comentará questões como: qual é o lugar da literatura brasileira na França? Qual é a recepção dos franceses frente a essa literatura que eles pouco conhecem? Além disso, Paula discutirá, mais especificamente, sobre os livros que ela publica (tentando mostrar uma visão do Brasil bem diversa), dos ilustradores escolhidos e dos seus dilemas como tradutora e editora.

Mais informações pelo correio eletrônico: interculturais@cchla.ufpb.br;  ou pelo telefone: (83) 98631-3278.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria