Estudantes da UFPB são premiados em evento internacional

Gessenildo Pereira Rodrigues e Carlos Peixoto Mangueira Júnior tiveram seus trabalhos premiados durante o XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica

Os estudantes da UFPB Gessenildo Pereira Rodrigues, do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), e Carlos Peixoto Mangueira Júnior, do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), tiveram seus trabalhos premiados durante o XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) realizado em Ouro Preto – MG, no período de 20 a 23 de novembro. Trata-se do evento mais importante do Brasil na área de química teórica e um dos mais importantes da América Latina.

O evento contou com a participação de pesquisadores que figuram entre os mais importantes da área, tanto no Brasil quanto no exterior, a exemplo da professora Benedetta Mennucci - University of Pisa (Itália), James J. P. Stewart - Stewart Computational Chemistry (Estados Unidos), Walter Thiel - Max Plack Institute für Kohlenforschung (Alemanha), Michele Parrinello - ETH Zurique (Suiça), dentre outros.

O trabalho apresentado pelo estudante Gessenildo intitulado “Estudo do mecanismo de fotodissociação do HCFC-133a (C2H2F3Cl) utilizando cálculos de estrutura eletrônica multiconfiguracionais” foi premiado em 2º lugar na categoria de Pós-Graduação. O trabalho foi orientado pelos professores Elizete Ventura do Monte e Silmar Andrade do Monte. O 1º lugar nesta categoria foi um estudante egresso do PPGQ, Miguel Ângelo, que atualmente desenvolve seu doutoramento no Departamento de Química Fundamental da UFPE sob a orientação do professor Ricardo Longo. O estudante Miguel foi orientado durante o mestrado também pelos professores Elizete Ventura do Monte e Silmar Andrade do Monte.

O aluno Carlos Peixoto Mangueira Júnior teve o trabalho “Accelerating semiempirical quantum chemistry calculations using sparse linear algebra GPU libraries for large systems” agraciado com a 1º posição na categoria Desenvolvimento de software. O trabalho foi orientado pelos professores Lucídio Cabral (PPGI) e Gerd Bruno da Rocha (PPGQ).

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes da UFPB foi destacada dentre os quase 500 trabalhos apresentados durante o evento.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da PRPG