“Tragédia no Gulliver” e “Padre Zé Coutinho” são temas de livreto de cordel

O servidor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Divanildo Pereira da Silva, produziu a segunda edição do folheto escrito em literatura de cordel, com os títulos “Tragédia no Gulliver -O que é isso governa dor”, e “Padre Zé Coutinho - O Santo da Esperança”. O lançamento ocorrerá nesta segunda-feira (30), às 10h, no hall da Reitoria, Campus de João Pessoa. O livreto contem 33 páginas.

O material está dividido em duas partes: Caso Gulliver e Padre Zé Coutinho. Sobre o Caso Gulliver, ele lembra os acontecimentos vividos pela sociedade paraibana em 5 de novembro de 1993 no incidente envolvendo os ex-governadores Tarcísio de Miranda Burity e Ronaldo Cunha Lima. Divanildo Russo conta que escreveu o cordel também sobre o Padre Zé Coutinho, muito conhecido em João Pessoa nos 118 completados este ano. “Não podemos esquecer dos seus pobres, que continuam a precisar da nossa colaboração, e precipuamente da veneração e preservação da sua grandiosa obra em vida, o Instituto Padre Zé”, confidenciou Russo.

Além dessa segunda edição do cordel compacto rodado na Editora Deck, Divanildo Russo está produzindo um novo livro que vai ser lançado brevemente. O autor vai apresenta o seu trabalho na Expo UFPB 60 Anos, evento que ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro no Espaço Cultural José Lins do Rego, que encerra oficialmente as comemorações das seis décadas de criação da universidade.

Sobre o autor

Divanildo Pereira da Silva (Russo), ex-comerciário, industriário e líder comunitário e sindical, nasceu em Caxias, Maranhão, em 16 de março de 1954. Servidor da UFPB há 38 anos foi fundador da Associação dos Funcionários da UFPB (AFUF), atual Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB). Militante político participou da fundação do PT, PDT e PSB, além da reativação do Diretório Acadêmico do curso de Filosofia da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo