Pesquisa em Artes Cênicas é tema de jornada na UFPB

A “Sexta edição da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas”, promovido pelo Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (DECEN/CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebe as inscrições de participantes até quarta-feira (2), primeiro dia da jornada.  O evento acontece até sexta-feira (4), no Cine Aruanda na UFPB e Teatro Paulo Pontes no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A jornada de caráter internacional tem como tema “Articulações Entre Cena e Universidade: Trânsitos, Contaminações e Perspectivas”. Objetiva incentivar a pesquisa abrindo um amplo campo de diálogo entre pesquisadores, professores e alunos, oportunizando assim a produção de novos pensamentos e a formulação de procedimentos e metodologias de pesquisa.

De acordo com a programação da jornada, as inscrições começam às 8h30, no Cine Aruanda. À noite, às 19h, no Palco do Teatro Paulo Pontes haverá palestra, aula magna e workshop  sobre “Conscientização do Movimento” com a professora e doutora Angel Vianna.

Sobre o método

O método desenvolvido por Angel busca proporcionar um maior conhecimento do corpo através da percepção das estruturas óssea e muscular, bem como do funcionamento e funcionalidade das articulações, da liberação de tensões acumuladas, do contato com o meio, consigo e com o outro.

O método Angel Vianna de Conscientização do Movimento começou a ser desenvolvido no ensino do balé clássico - e posteriormente da expressão corporal - que considerasse o corpo e o movimento na sua singularidade.

Participam também da jornada Alain Chavalier, Dominique Donnay, Robert Germay, da Bélgica; Giordani de Souza (Kiran), de Pernambuco; Márcia Feijó, do Rio de Janeiro; e Valéria Vicente da Paraíba.

O encontro é organizado pelo Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e conta com o apoio a Fundação Espaço Cultural (FUNESC), Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Aliança Francesa.

Informações e inscrições da jornada no endereço eletrônico: http://mpac2015.blogspot.com.br/2015/10/vi-jornada-de-pesquisa-em-artes-cenicas.html ou pelo telefone (83) 3216-7920.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo