Projeto de Extensão da UFPB lança site para criação de animação 2D

O “Experimento Anima” Projeto de Extensão Sazonal da TV UFPB em parceria com o Departamento de Mídias Digitais (Demid) lança nesta terça-feira (1º) o seu site e a “Primeira Mostra Virtual de Animação 2D”. Destina-se aos artistas autônomos e estudantes do ensino médio e superior de João Pessoa.

A página, que tem o endereço www.experimentoanima.com.br, reúne os produtos desenvolvidos pelos estudantes, dicas de arte animação, divulga eventos relacionados à área de animação e mostra virtual de curtas animados.

O conteúdo do site administrado pela servidora Valeska Picado, Diretora de Artes Cênicas da TV UFPB, é destinado a estudantes da cidade de João Pessoa interessados em aperfeiçoar seus estudos acerca dos processos criativos para criação em animação 2D, promovendo a troca entre os integrantes.

Segundo Valeska Picado, o projeto está divido em cinco sessões assim distribuídas: Criação do logotipo do projeto; Revisão bibliográfica na área de animação; Definição dos projetos a serem desenvolvidos; Produção das animações; Criação do site do projeto; Avaliação interna realizada pela equipe e a Realização da “I Mostra Virtual de Animação 2D”, onde serão exibidas as animações produzidas no projeto e artistas da comunidade em geral.

Uma das animações produzidas no projeto com o título “O Diário de uma Terra Chamuscada”, de Vinícius Ângelus, estudante de Mídias Digitais da UFPB, já se encontra disponível na página.

A animação de Vinícius, a primeira com dublagem, foi selecionada para participar em vários eventos nacionais como o “Toró - Festival Audiouniversitário” de Belém (PA), Mostra do Animação S.A.(www.animacaosa.com.br), e Festaruanda, em João Pessoa.

Sobre o Anima

Criado em 2012, o projeto foi desenvolvido por estudantes com orientação dos professores dos cursos de Comunicação Social e Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2015, de caráter pedagógico foi oficializado como projeto de extensão.

Para conhecer melhor o projeto acesse a página www.experimentoanima.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo