Professor da UFPB recebe prêmio Capes de melhor Tese de Doutorado

O Professor Thiago Lima da Silva, do departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em solenidade ocorrida em Brasília, recebeu no último dia 10 o Prêmio Capes de melhor Tese de Doutorado na área de Ciência Política e Relações Internacionais de 2014.

A tese intitulada “A resiliência da política de subsídios agrícolas dos EUA” foi defendida no programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, sob orientação do professor titular Sebastião Carlos Velasco e Cruz. Como prêmio, o professor Thiago Lima recebeu medalha, certificado e uma bolsa de pós-doutorado da Capes. A tese pode ser acessada em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000928946

Prêmio

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese foram instituídos no ano de 2005, e são concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-graduação.

Participam do Prêmio Capes de Tese os trabalhos defendidos no Brasil, inscritos pelos programas de pós-graduação, em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade em cada área.

Em 2015, o prêmio contou com 735 teses de doutorado inscritas por 86 instituições. Destas, 48 teses defendidas em 2014 foram premiadas e 86 receberam menções honrosas. Acesse aqui a lista dos premiados.

Thiago Lima da Silva

É professor do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, doutor em Ciência Política pela Unicamp e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação 'San Tiago Dantas' (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Atua como pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Tem interesse nas áreas de Economia Política Internacional, Política Internacional e Política Externa, com foco no Brasil e nos Estados Unidos. Interessa-se, especificamente, por questões agrícolas e de segurança alimentar nas Relações Internacionais.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)