Encontro de Pedagogia trata das práticas educativas

De cinco a sete de dezembro, estudantes de graduação e pós-graduação, educadores e pesquisadores em educação se reúnem no CCHSA, em Bananeiras

Com o tema “Práticas Educativas, Culturas e Diversidades”, o Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Bananeiras sediará, de 5 a 7 de dezembro, o 4º Encontro de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). O evento terá como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, educadores e demais profissionais e pesquisadores em Educação e áreas afins.

O Encontro de Pedagogia foi criado no Campus III da UFPB, em 2008, a partir da iniciativa dos professores e alunos do curso de Pedagogia que hoje fazem parte do Departamento de Educação (DE).

Segundo os organizadores o objetivo principal do evento é discutir as práticas educativas como contribuição para o desenvolvimento social e cultural da região Nordeste tornando-se um espaço aberto para múltiplas reflexões sobre elementos políticos, culturais e pedagógicos. O encontro busca considerar essas necessidades concretas da realidade social, econômica, política e cultural da região do Nordeste brasileiro, dando ênfase às particularidades que compõem o Estado da Paraíba.

O credenciamento acontece às 8h do dia 5, quando será realizada a abertura do evento. Às 9h30, serão iniciadas as atividades, no Auditório do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) com a conferência ”Práticas educativas culturas e diversidades”, proferida pela professora Rosa Maria Godoy Silveira do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) do Campus I.

Ainda na segunda-feira (5), às 14h, no auditório do CAVN haverá uma mesa-redonda 1: “Práticas educativas, gênero e sexualidade” com as participações dos professores Jacyene Melo de Oliveira Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Anita Leocádia dos Santos, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB; Maria Ivete Martins Corria, do Centro de Educação (CE) da (UFPB); e mediação da professora Luciene C. de Aquino, do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB.

A programação da segunda (5) prossegue às 16h, com exposição de pôsteres e II Colóquio Transdisciplinar e será encerrada às 19h, com a Noite Cultural na quadra do Campus.

A programação do dia 6 inicia às 8h, com a mesa-redonda 2: “Diferentes olhares sobre a docência: aspectos éticos, culturais, intersubjetivos e jurídicos que configuram as práticas educativas do professor”, com mediação do professor Edson Brito Guedes e as participações dos docentes Isabelle de Luna Alencar Noronha e Maria Dulcinéia da Silva Loureiro ambas da Universidade Rural do Ceará (URCA), Maria Elizete Guimarães Carvalho do Centro de Educação (CE) e Maria Edson Brito Guedes do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB.

As atividades continuam, às 10h, nas salas de aula do superior com as oficinas. Às 16h, Exposição de Pôsteres e o II Colóquio Transdisciplinar; e, às 19h, o encerramento com a noite cultural.

Na quarta-feira (9), às 8h, as atividades do terceiro dia começam com a mesa redonda 3: “Direitos humanos etnia e religiosidade”, com mediação da professora Maria Fabrícia  de S. Montenegro (UFPB) e as discussões com os professores Adelaide Alves Dias (UFPB), Ivonildes da Silva Fonseca e Waldeci Ferreira Chagas do Centro de Humanidades da UEPB. As atividades do dia serão as mesmas dos dois dias anteriores com grupos de trabalho (10h), oficinas (14h), exposição de pôsteres e II Colóquio Transdisciplinar (16h) e encerrando, às 19h, com a noite cultural na quadra do Campus.

Ainda fazem parte da programação 13 Grupos de Trabalho (GTS) e 11 oficinas enfocando temas como diversidades, diferenças sociais históricas, culturais e pedagógicas das escolas, e outros lugares da educação.

Informações e esclarecimentos sobre o evento no endereço eletrônico http://epufpb.blogspot.com/ ou pelo telefone (83) 3367-1200.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo