Engenheiro do Facebook realiza palestra em Semana da Computação do CI

Dois jovens com grande expertise em maratonas de programação nacionais e internacionais revelaram, nesta segunda-feira (1), para dezenas de estudantes de computação da UFPB, suas experiências em competições e como esse conhecimento impacta na carreira e atrai a atenção de grandes empresas como o Facebook.

O tema foi abordado pelo paraibano e engenheiro de software do Facebook, Phyllipe Medeiros, e pelo estudante de Engenharia de Computação da UFPB, Marcello Marques, na abertura da XIV Semana da Computação do Centro de Informática (CI), às 9h, no auditório do Centro.

Phyllipe Medeiros estudou computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e seu alto desempenho em maratonas de programação no Brasil e no exterior chamou a atenção da equipe do Facebook, empresa na qual trabalha há um ano e seis meses.

Para uma plateia bastante curiosa ele explicou porque maratonas são importantes para o Facebook.  Segundo informou, algumas habilidades desenvolvidas durante a preparação para a maratona, assim como durante a competição, são requisitos bastante apreciados em profissionais recrutados pela empresa.

O Facebook, que hoje contabiliza 1,59 bilhão de usuários, valoriza, conforme o engenheiro, características como trabalho em equipe, rapidez no ato de programar, lógica aperfeiçoada, além da capacidade de focar no que causa mais impacto.

Já o graduando Marcello Marques apresentou para os estudantes as etapas preparatórias para as maratonas de programação das quais vem participando com equipes. Assim como Phyllipe Medeiros, ele ressaltou em sua abordagem a importância de os competidores desenvolverem uma harmonia e sentido de equipe para que o trabalho apresente os melhores resultados.

Marcello Marques é vice-campeão da Maratona Pop e Olimpíada Paraibana de Informática (OBI). Ele obteve a 39ª colocação na Maratona Sulamericana com o time Cyberia, no ano de 2014.

A XIV Semana da Computação está sendo promovida e organizada pelo grupo de bolsistas do Pet.Com (Programa do Educação Tutorial). O evento é dedicado aos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e, especialmente, aos estudantes que estão ingressando nos cursos do Centro de Informática CI), neste semestre. Durante a abertura do evento, o professor Hamilton Soares fez a saudação aos novos alunos e aos participantes.

A programação contempla palestras nas áreas de computação e empreendedorismo e oferece minicursos, workshops, treinamento em Linux, além de jogos competitivos.

Toda a programação pode ser acessada no link http://www.semcomp20152.petccufpb.com.br/

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Assessoria de Comunicação do CI