UFPB recepciona calouros com Trote Verde

A Universidade Federal da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (02), o Trote Verde. É assim, com o replantio de espécies nativas da mata atlântica, que a UFPB tem recepcionado os calouros.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam). A Semam fornece as mudas e envia técnicos do Viveiro Municipal para, através de práticas pedagógicas, orientar os estudantes sobre o replantio.

Na ocasião estiveram presentes, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, o vice-reitor, Eduardo Rabenhorst, o Engenheiro Agrônomo da Semam, Anderson Fontes, os coordenadores da comissão de Gestão Ambiental e estudantes.

Durante o plantio, as autoridades comentaram sobre a importância de cuidar do meio ambiente e o papel que a UFPB vem assumindo neste campo.

“Um dos objetivos do Trote Verde é colocar os alunos em contato com a natureza e proporcionar a eles uma consciência ecológica”, disse o professor Joácio Moraes,   coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB.

Para o vice-reitor, Eduardo Rabenhorst, “o trote traz uma nova perspectiva de acolhimento aos alunos que estão chegando à UFPB e é uma oportunidade de romper com os trotes que causam constrangimento. O Trote Verde faz com que o aluno entre na universidade tendo uma concepção criativa, educativa e sustentável.”

De acordo com a reitora Margareth Diniz, “quando um aluno planta uma muda ele também está plantando parte da sua história. De fato, vamos plantar a história de cada um deles”. A reitora ressaltou, ainda, que o evento é uma das ações mais importantes que mantêm viva a fauna e a flora de parte da Mata Atlântica, a qual se encontra na área da UFPB.

Desde o início do projeto Trote Verde, em 2010, já foram plantadas mais de 3 mil mudas em toda Universidade. Os campi de Areia, Rio Tinto e Mamanguape, e Bananeiras também receberão o Trote Verde. As datas serão divulgadas no site da Comissão de Gestão Ambiental www.ufpb.br\cga.

Ascom UFPB - Débora Freire (Hérica Carvalho / Fotos: Dennison Lucas)