Edição 2016 do ViAção Paraíba leva oficina de cinema para o Cariri paraibano

O projeto ViAção Paraíba começa suas atividades do ano em duas cidades do Cariri, Coxixola e São José dos Cordeiros. A primeira recebe a partir desta quinta-feira (18) o minicurso “Aprendendo a Ler Imagens em Movimento”, ministrada pelo cineasta Torquato Joel, se estendendo até a sábado (20). De 4 a 6 de março, é a vez de São José dos Cordeiros.

O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba e realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Passa ainda pelas cidades de Lucena (18, 19 e 20 de março) e Sossego (28, 29 e 30 de março). O minicurso em Coxixola acontece na Escola Estadual de Ensino Infantil Manoel Honorato Sobrinho, nos três dias, das 14h às 17h. Com Torquato, os alunos terão a oportunidade de aprender noções básicas sobre cinema, vídeo e televisão, além de elementos para formação estética do olhar.

À noite, a partir das 20h, acontece uma mostra de curtas-metragens paraibanos, inclusive alguns deles produzidos por ex-alunos do ViAção Paraíba, seguido de um debate, às 21h. O objetivo do ViAção Paraíba é despertar o olhar cinematográfico entre jovens estudantes de pequenas cidades do interior e fomentar a produção e circulação local do audiovisual paraibano.

Desde 2006, o projeto ViAção Paraíba já levou suas oficinas para mais de vinte cidades paraibanas, a exemplo de Conceição, Nazarezinho, Coremas, Princesa Isabel, Patos, Congo, Picuí, Cuité, Nova Floresta, Rio Tinto, Pocinhos e Dona Inês.

“São apenas três dias, é muito pouco tempo para realizar um filme de fato. As oficinas servem como um ponto de partida, uma semente, com a perspectiva que algumas delas brotem. Não é difícil ver, depois que a gente vai embora da cidade, os próprios alunos se mobilizem para fazer pequenos filmes com o próprio celular, por exemplo. Quando vejo isso, percebo que vencemos”, conta um dos idealizadores do projeto, o cineasta Torquato Joel.

O surgimento de realizadores, cineclubes, eventos nas cidades onde o ViAção atuou atestam os ótimos resultados alcançados. Prova disso é o 5º Festival de Cinema Curta Coremas (Coremas/PB), o 7º Festival de Cinema Cine Congo (Congo/PB), ambos realizados por ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria