UFPB participa das comemorações dos 50 anos do PNUD no mundo

Representantes do governo, de organismos internacionais, do setor privado e da sociedade civil se reuniram nesta quarta-feira (24) na Casa da ONU (Organização das Nações Unidas), em Brasília, em comemoração aos 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no mundo. A Universidade Federal da Paraíba foi representada pelo presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba, professor João Marcelo Macêdo.

O coordenador-residente da ONU e representante-residente do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, deu início à cerimônia. Em discurso, Fabiancic lembrou que, em 1966, quando a organização foi fundada, uma em cada três pessoas no mundo vivia na pobreza. Hoje o número de pessoas no mundo em situação de pobreza diminuiu para cerca de uma pessoa em cada oito. “Entre 2000 e 2012, a pobreza extrema e a fome no Brasil foram reduzidas de 25,5% para 3,5%. E o PNUD Brasil tem muito orgulho de ter acompanhado e contribuído, nas últimas décadas, para a mudança desse cenário”, afirmou.

O representante-residente também ressaltou o objetivo da Agenda 2030 em fortalecer as parcerias e a paz universal. “Confirmamos nosso compromisso em apoiar e construir economias e sociedades mais inclusivas e prósperas. O planeta pode sim ser protegido contra os piores efeitos da mudança global do clima e outras formas de degradação ambiental”, acrescentou.

Em seu discurso, o diretor de país do PNUD Brasil, Didier Trebucq, declarou que nos próximos anos a organização dará mais atenção a áreas vulneráveis do país e que buscará promover alianças estratégicas entre entes nacionais e instituições público-privadas. Outro foco é o desenvolvimento de programas conjuntos com outras agências das Nações Unidas.

Segundo Trebucq, para o PNUD é fundamental apoiar os esforços do Brasil para promover a Agenda 2030. “Estamos determinados a tomar medidas transformadoras que possam contribuir para que o Brasil trilhe um caminho sustentável e resiliente, centrado no desenvolvimento humano”.

Contributo da UFPB

O presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB), João Marcelo Macêdo, disse que foi uma honra para UFPB representar a academia no evento e, em especial, fortalecer e ampliar as parcerias com o PNUD, com vistas à formação dos multiplicadores da Agenda 2030, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O professor João Marcelo ressaltou que a UFPB contribuirá com esse processo.

Nesta quinta-feira (25), já foi feita uma rodada de entendimentos, com a presença da reitora Margareth Diniz, do PNUD e da Secretaria da Presidência da República, visando consolidar processos e parcerias, uma vez que os projetos ancorados no IDEP/UFPB já atuam nessa agenda e o Departamento de Relações Internacionais, através dos projetos coordenados pelo professor Henrique Menezes, farão o mapeamento dos projetos que convergem com a temática na UFPB e fomentaremos a submissão de novos projetos que militem nessa agenda. Essas ações contam ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do IDEP e PNUD