Reitora inaugura primeiro Centro de Atendimento psicopedagógico público no Brasil

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, inaugurou na manhã desta segunda-feira (29) o Centro de Atendimento Psicopedagógico – Clínica Escola, primeiro no país com acesso gratuito a toda população.

A criação do centro tem como finalidade contribuir na disseminação de que não existem pessoas incapazes de aprender, elas precisam ser estimuladas, ser assistidas e conquistar espaço na cidadania, reforçando o compromisso do ensino-aprendizagem, grande desafio hoje na educação do Brasil.

A professora Margareth Diniz relatou a emoção por ver concretizado o trabalho dos professores do departamento de psicopedagogia, por ter visto a luta e dedicação para que o projeto fosse realizado e complementou sua fala dizendo que outro destino melhor não poderia ser dado a antiga Fundação Casa José Américo. Com a abertura do centro, ganha a UFPB, o curso de psicopedagogia e mais ainda a sociedade, com um atendimento público de qualidade e que logo se tornará referência no País, disse a Reitora.

A Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aspectos Psicológicos e Sociais da Aprendizagem, professora Mônica Palitot, relatou em seu discurso que a Reitora reconhece a importância do profissional da psicopedagogia para a sociedade e agradeceu o comprometimento da mesma para que o Centro pudesse abrir suas portas ao atendimento.

“Para que todos tenham uma ideia, hoje nós temos uma relação com cerca de 200 pessoas aguardando atendimento, uma fila de espera para pessoas vindas não só de João Pessoa e cidades vizinhas, mas também de outros estados. E meu coração se regozija, pois, a partir de hoje, teremos um lugar digno desta população, um espaço nunca imaginado por nós de tão perfeito que é, por que, além do espaço físico, também a sua localização é privilegiada,” relatou Mônica.

O Centro de Atendimento está sob coordenação do curso de Psicopedagogia, do Centro de Educação (CE) e está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, Centro (antiga Fundação Casa José Américo).

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)