Professora da UFPB lança livro homenageando Ascendino Leite

Mercedes Cavalcanti do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas faz o lançamento nesta quinta-feira (1), às 18h30, na Academia Paraibana de Letras

A professora Mercedes Cavalcanti do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB realiza nesta quinta-feira (1), às 18h30, na Academia Paraibana de letras (APL), localizada na Rua Duque de Caxias, Centro, o lançamento do livro Cores de Paixão. A obra é uma coletânea de versos dedicada à memória de Ascendino Leite, falecido no ano passado. A autora lembra de Ascendino como seu  “pai adotivo de coração” já que o biológico, Antonio Ribeiro Pessoa, a quem também dedica o livro, a escritora perdeu quando tinha apenas 14 anos.

Com graduação em Língua Portuguesa e Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, especializou-se em Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – RJ e tem mestrado na Université de Grenoble III, Grenoble na França. Hoje, é professora do DLEM e é membro da Academia Paraibana de Letras na cadeira ocupada em vida por Ascendino Leite.

A obra editada pela Ideia revela um conteúdo tão criativo como afetivo. No processo de construção dos versos, a pintura e a literatura, duas artes pelas quais a autora transita com muita familiaridade e competência e se confundem, redimensionando desse modo a significação da sua escritura.

A autora além de homenagear o seu padrinho em vida, Ascendino Leite, também faz uma referência a Rinaldo de Fernandes (que assina um dos prefácios do livro) e também é lembrado em um dos 67 poemas publicados no volume.

A autora

Maria Mercedes Ribeiro Pessoa Cavalcanti nasceu em 17/07/1954. Paraibana com raízes na cultura espanhola graças a filiação por parte da mãe. Filha de Antonio Ribeiro Pessoa e Mercedes Troncoso Novelle, Mercedes nasceu na capital paraibana. Mantém sempre um pé em Viña del Mar – Chile, mas o seu domicílio é mesmo a praia do Cabo Branco.

Fez especialização em Literatura Brasileira; e depois em Grenoble, França, cursou mestrado em Teoria da Literatura. Já ministrou aulas de Inglês, Português, Literatura e Arte no Unipê, Funac, na rede estadual, no colégio João XXIII e em escolas de idiomas. Hoje, é professora do Departamento de Letras da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo