Professora da UFPB é homenageada no Paço do Frevo em Pernambuco

A professora Valéria Vicente, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está sendo homenageada pelo mundo do frevo de Pernambuco: o seu nome entrou para as paredes do Paço do Frevo.

A homenagem constitui-se da inscrição do nome do homenageado na parede da entrada do Museu. Isso aconteceu no início do ano, quando foi feita uma revisão e acréscimo à pintura original.

O Paço do Frevo é um museu dedicado à história e manutenção das tradições relacionadas ao frevo. Sua exposição permanente é composta por fotos, vídeos e nomes de pessoas e instituições identificadas como importantes na construção dessas tradições. Figurar em suas paredes é, portanto, um indício da importância da atuação na área.

O Paço do frevo fica na Praça do Arsenal, centro histórico de Recife, capital de Pernambuco. A iniciativa da homenagem à professora Valéria Vicente partiu da equipe de pesquisadores e gestores dessa instituição.

Perguntada sobre o sentimento de haver recebido tamanha homenagem, a professora da UFPB respondeu que encara o fato com muita alegria e humildade. “Espero estar colaborando para a visibilidade do Passista, ou seja, das pessoas que dançam o Frevo, e seu repertório tradicional. Sei que existem muitos outros, entre meus mestres e colegas que também mereceriam estar nessas paredes, que marcam momentos da história, acrescentou.”

As relações da professora Valéria com o frevo datam da sua infância. “Aprendi com o frevo e com o carnaval de Recife e Olinda. Há 11 anos dedico-me às investigações artísticas e pesquisas acadêmicas da dança do frevo, sua história e as práticas de dança e ensino”, comentou.

A professora Valéria é autora de vários trabalhos sobre o Frevo: três trabalhos de criação artística - Fervo (2006), Pequena Subversão (2007), Frevo de Casa (2014); 3 publicações: Entre a Ponta de Pé e o calcanhar: reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e a dança no Recife (2009); Trançados Musculares: saúde corporal e ensino do frevo (DVD, 2011); e Frevo para aprender e ensinar (2014), lançado na UFPB na Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas da UFPB em dezembro de 2015.

Valéria Vicente é dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora. Fundadora do Acervo Recordança, em 2003, desenvolve projetos e pesquisas que relacionam arte, cultura e política. Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB desde 2008 atuou na criação do Curso de Licenciatura em Dança. Atualmente está licenciada para cursar o doutorado na Universidade Federal da Bahia (PPGAC), investigando frevo e produção de conhecimento.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias