Estudantes da UFPB participam de feira na Universidade de São Paulo

ImprimirImprimir

Projeto de estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba e de estudantes da rede de ensino médio de João Pessoa participa da 14ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).  O Provision é um dispositivo para cegos de 30 reais que, por meio de lâmpadas LED e um sensor, identificam as cores de uma superfície e enviam em forma de áudio para o usuário.

 

Segundo os criadores, a invenção pode ir até mais longe e criar associações entre cores e outros sentidos. "Poderíamos associar o vermelho ao calor, por exemplo, porque não adianta dizer a cor se a pessoa não tem nenhum referencial", explica a estudante Raylle de Nóbrega.

 

A feira reúne, até esta quinta-feira (17), 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o país. Os protótipos foram selecionados entre 2.200 projetos.

 

Premiação
Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores e especialistas e o público visitante também pode eleger o projeto mais popular no site da Febrace. Os autores dos melhores prêmios ganharão troféus, bolsas e estágios e concorrerão a uma das nove vagas para representar o país na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), nos Estados Unidos.

 

Foto: Laura Lewer/G1 -Hallyson Oliveira e Raylle de Nóbrega, dois dos criadores do 'Provision'

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: