Segurança é tema de reunião entre Reitor e direção do CCHLA

O Reitor em exercício, Eduardo Rabenhorst, se reuniu na tarde de ontem (30), com os diretores e representantes do CCHLA com o objetivo de discutir o tema da segurança nesta unidade.

A reunião teve início com uma exposição feita pelo Reitor dos problemas cotidianos de segurança enfrentados pelas universidades brasileiras, especialmente no contexto atual de cortes orçamentários. Rabenhorst discorreu ainda sobre as dificuldades culturais de aceitação da presença da PM nos campi universitários e das medidas indiretas que foram adotadas para se fazer diminuir as ocorrências, mas que ensejam uma redução do livre acesso à instituição por parte da sociedade.

Os representantes do CCHLA expuseram as dificuldades enfrentadas pela unidade e o resultado de algumas discussões realizadas com a comunidade daquele centro.

Ao término da reunião ficou acertado que a Prefeitura Universitária deve melhorar a iluminação da área do CCHLA e realizar poda das árvores. A reitoria, por sua vez, deve efetivar a criação da comissão de segurança da UFPB, já em andamento com parceria do Núcleo de Direitos Humanos, e realizar ações com grupos de pesquisa e extensão que atuam no campo do consumo de entorpecentes, lícitos ou ilícitos, além de analisar os contratos de segurança e aumentar o efetivo de mulheres na guarda patrimonial e proporcionar cursos de abordagem humanizada.

Já a direção do CCHLA ficou encarregada de proporcionar eventos culturais na Praça da Alegria, de modo a proporcionar uma convivência saudável entre os que lá frequentam e afastar a presença de traficantes.

Estiveram presentes à reunião a diretora do CCHLA, Mônica Nóbrega, o vice-diretor, Rodrigo Freire, os professores Júlio Rique (CCHLA), Gustavo Batista (CCJ), o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho e o prefeito universitário, Jandir Ferreira.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo) Fotos: Oriel Farias