Editora da UFPB lança livro sobre Eleições 2010 na Paraíba

ImprimirImprimir

Gustavo Tavares, professor associado da UFPB, analisa as eleições 2010 com uma intervenção ativa, propositiva e explicativa do processo eleitoral

 

Será no próximo dia 14, quarta-feira, às 19h, na Livraria Leitura, do Manaíra Shopping, o lançamento do livro “Eleições 2010 – Impressões da Paraíba”, do Cientista Político Gustavo Tavares da Silva, professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Publicado pela Editora Universitária da UFPB, “Eleições 2010 – Impressões da Paraíba” reúne vinte e seis artigos que tratam de diferentes momentos e temas da campanha eleitoral, como: o projeto político e o perfil de cada candidato, o patrimonialismo, o marketing eleitoral, a judicialização da política, os debates, o papel da mídia, as pesquisas, a opinião pública, o perfil do eleitor, a participação popular e o poder da militância.

 

Segundo Gustavo Tavares, todas as análises foram elaboradas numa perspectiva crítica, no campo teórico, ideológico e prático. “O trabalho realizado não foi uma descrição de um processo, e sim uma intervenção ativa, propositiva e explicativa da realidade social, econômica, política e cultural paraibana e brasileira. Os textos produzidos discutem a defendem valores democráticos, e provocam a reflexão crítica, pautada pela razão e fundamentada por dados e fatos históricos”, revelou.

 

Para Gustavo Tavares “a vitória do projeto político democrático-popular representa o fim de um ciclo histórico, com o desmantelamento do sistema patrimonialista das elites tradicionais e a Paraíba chega finalmente ao Século 21”, avalia o autor que  tem pós-doutorado no Centro de Estudos em Ciências Administrativas e Políticas da Universidade de Paris 2, Panthéon-Assas, França (2007), doutorado em Ciência Política pela Universidade de Picardie Jules Verne, em Amiens, França (1996) e mestrado em Ciências Sociais pela UFPB (1990), onde graduou-se em História (1986).

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira
Compartilhar: