Reunião discute restauração do Teatro Minerva de Areia

Em março aconteceu uma reunião no Núcleo de Teatro Universitário (NTU), Campus I, que discutiu o desenvolvimento e estreitamento de relações, com o intuito de restauração do Teatro Minerva, na cidade de Areia, além de estratégias que devem ser desenvolvidas para o levantamento de recursos necessários para o teatro. O encontro estava incluído na programação da comemoração do Dia Internacional do Teatro e dos 35 anos do Teatro Lima Penante.

Na reunião estavam presentes o Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Cassandra Figueiredo; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PB), Cláudio Nogueira; do pró-reitor da PRAC, Orlando Villar; Coordenador da COEX, Antônio Gualberto Filho; e o Secretário de Turismo e Cultura de Areia, Josinaldo Fernandes.

A reunião pretendia também discutir maneiras de tornar o Teatro Minerva em um polo irradiador de arte e cultura para a cidade de Areia e regiões circunvizinhas, assim como um importante ponto turístico. Para isso, ficou estabelecido a organização para futuros programas com vistas a maximizar o “Programa UFPB No Seu Município”, através da realização de peças de teatro educativas que pretendem instruir na prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), prostituição, gravidez precoce e do vício em drogas. O desenvolvimento de peças teatrais do gênero pelo NTU poderia melhorar a efetivação do programa de extensão junto às comunidades atendidas pelo “UFPB No Seu Município”.

Segundo o professor Antônio Gualberto Filho, os representantes da Secretaria de Cultura de Areia, da Secretaria de Cultura da Paraíba e do IPHAEP se mostraram favoráveis e disponíveis na contribuição para o projeto e no desenvolvimento de uma nova parceria com a UFPB. Ainda de acordo com o professor, o trabalho poderá ser realizado dentro dos parâmetros da economia criativa.

Teatro Minerva

Foi inaugurado em 1859 com o nome primordial de "Teatro Recreio Dramático", se estabelecendo como o primeiro imóvel destinado às apresentações teatrais na Paraíba, sendo trinta anos mais antigo do que o primeiro teatro da capital paraibana e um marco na cultura erudita da cidade e da Paraíba.

O teatro foi construído pela Sociedade Recreio Dramático e foi projetado para comportar um público de 250 pessoas. Além de apresentações teatrais, o espaço já contou com mostras audiovisuais e como centro de apoio para ensaios de grupos regionais de artes cênicas.

Fotos: Gustavo Moura

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria