A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB faz o seu terceiro concerto da temporada 2016 nesta sexta-feira (29), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O concerto tem início às 20h, mas é recomendável ao público que chegue pelo menos vinte minutos antes da apresentação, não só para garantir um bom lugar, mas também para poder assistir a uma pequena palestra proferida pelo coordenador da OSUFPB sobre as obras apresentadas.
Este é o terceiro de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos do Departamento de Música e Educação Musical da UFPB. O local já consagrado para os concertos é a Sala Radegundis Feitosa, sede oficial da OSUFPB.
O repertório para este concerto contempla obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), do francês Jean Françaix (1912-1997) e do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), contando ainda como solista, o fagotista pernambucano Josias Bezerra. A regência do concerto fica sob a batuta do maestro Gustavo de Paco.
A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes, administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
O LAMUSI é coordenado por Leonardo Meira e a OSUFPB está sob a coordenação de Ulisses Silva, professores do Departamento de Música da UFPB.
Programa:
H. Villa-Lobos (1887-1959): Bachianas Brasileiras No. 4
- Preludio
J. Françaix (1912-1997): Divertimento para Fagote e Cordas (1942)
- Vivace
- Lento
- Vivo assai
- Allegro
E. Grieg (1843-1907): Suite Holberg, Op. 40
- Praeludium (Allegro vivace)
- Sarabande (Andante)
- Gavotte (Allegretto)
- Air (Andante religioso)
- Rigaudon (Allegro con brio)