Ministério lança aplicativo VLibras criado pelo Lavid/UFPB

ImprimirImprimir

Cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de surdez serão beneficiados com o aplicativo Suíte VLibras, criado pela equipe do Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) e que será lançado nesta quinta-feira (5), em Brasília, pelo Ministério do Planejamento. O software consegue identificar 11 mil códigos [sinais] diferentes e traduz textos, áudios e vídeos para Libras, a língua brasileira de sinais. 

 

A ferramenta, de uso público, já está sendo disponibilizada em todos os portais do Governo Federal. Para acessar o VLibras, os surdos terão apenas que baixar o aplicativo no computador ou em outra plataforma móvel como o celular.

 

Para a solenidade de lançamento do aplicativo, às 9h, com a presença da reitora Margareth Diniz, o Ministério convidou a equipe do Lavid, que será representada pelo coordenador do projeto, Tiago Maritan, e pelos pesquisadores Renan Soares, Erickson Silva e Danilo Assis. Às 10h45, o professor Maritan fará uma apresentação da Suite VLibras aos participantes.

 

A equipe do Lavid também foi convidada a ministrar duas oficinas sobre o software, dia 6, dirigida a membros de entidades que representam pessoas com deficiência auditiva e profissionais de informática. 

 

A primeira oficina abordará o tema "Apresentação das Tecnologias e Passagem do Conhecimento" e a segunda versará sobre "Operação e Uso da Suíte VLibras".

 

Download grátis do VLibras no link:

http://vlibrasplayer.lavid.ufpb.br/.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI
Compartilhar: