A “1ª Mostra Étnico-racial – Ethos” apresenta nesta sexta-feira (20) filmes indígenas, às 15h, no Cine Aruanda da UFPB, Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I. Dividida em dois dias, a mostra do Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba trouxe nesta quinta-feira (19) um recorte de filmes realizados por negros. Nesta sexta-feira exibirá filmes realizados por indígenas.
Os destaques das sessões deste dia 20 serão os documentários 'Das crianças Ikpeng para o mundo', um filme de 2001, dirigido Natuyu Yuwipo Txicão; logo em seguida será a vez do filme 'A Arca dos Zo’é' realizado em 1993 por Vincent Carelli e Dominique Tilkin Gallois.
Após a sessão haverá debates com especialistas na área, é o caso da professora Annelsina Trigueiro e artista plástico Tony Neto. Doutora em Ciência da Comunicação na Área de Estética do Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da USP, a professora Annelsina Trigueiro é pesquisadora, tendo entre os temas mais frequentes de sua pesquisa etnodocumentação.
Antônio Neto é Formado em Artes Visuais pela UFPB, foi pesquisador de patrimônios imateriais na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, onde teve grande aproximação com as aldeias e os povos indígenas do Médio Xingu no Pará.
Resultante de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas disciplinas Curadoria do Audiovisual e Seminário Temático I - Educação das Relações Étnico-raciais, ministrada pelos professores Filipe Barros Beltrão e Carlos Cartaxo respectivamente, a mostra tem caráter puramente acadêmico; sua curadoria foi elaborada por alunos pré-concluintes do Curso de Cinema Audiovisual da UFPB.
O Cine Aruanda fica localizado no Centro de Comunicação Turismo e Arte (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba. A entrada é gratuita.
Para mais informações acompanhe a página do evento no facebook no endereço eletrônico https://www.facebook.com/events/1736290733249269/.