A Reitora (reeleita) e a Vice-Reitora (eleita) da Universidade Federal da Paraíba, professoras Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e Bernardina Freire, participaram nesta quarta-feira (25) da cerimônia pelo Dia Internacional da África.
A abertura do evento que se encerra nesta sexta-feira (27) foi realizado no auditório da reitoria e contou com uma palestra proferida pelo professor Elio Chaves Flores, com o tema: “O Processo da Independência e a Construção da União Africana.
Dia Internacional da África
O Dia Internacional da África foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 em reconhecimento ao dia 25 de maio de 1963, quando chefes de Estado africanos reuniram-se na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, com vistas a erradicar a subordinação do Continente Africano aos demais continentes em suas ações colonialistas. Nesse dia, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana, que tem como objetivos: manter a unidade e a solidariedade africana, eliminar o colonialismo, garantir a soberania dos Estados Africanos e a sua integração econômica, bem como fomentar a cooperação política e cultural no continente.
Prof. Elio Chaves Flores
Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba no curso de Graduação em História, no PPGH /UFPB) e PPGDHs (UFPB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África Contemporânea; Ensino de História e Educação Étnico-Racial; Cidadania e Cultura Política; Cultura Histórica e Direitos Humanos. Foi coordenador do PPGH/UFPB (2004-2007). Pesquisador do NEABI (UFPB) e Pesquisador do CNPq (modalidade: produtividade).
Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade da Região da Campanha (1983), graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Região da Campanha (1986), mestrado no Programa de Pós-Graduação em História, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal Fluminense (2002).