UFPB concede bolsas Reuni de assistência ao ensino

As bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período uma única vez para aluno de mestrado, e até três vezes para aluno de doutorado

A Universidade Federal da Paraíba, através das Pró-Reitorias de Graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, divulgou o edital da Chamada Interna nº 01/2011 para a concessão de bolsas Reuni de assistência ao ensino.

De acordo com o edital, estão convidados a participar da concorrência alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPB, que devem apresentar as propostas para concessão e renovação da concessão de bolsas.

Os objetivos são: Apoiar os Programas de Pós-graduação da UFPB através da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, conforme as ações previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, diminuindo drasticamente os índices de evasão e reprovação; ampliar e consolidar a articulação dos ensinos de pós-graduação e de graduação; contribuir na formação para a docência de mestrandos e doutorandos de acordo com os preceitos da Resolução Nº 60/2010 do Consepe.

Também é finalidade da chamada conceder cotas de bolsas de mestrado e de doutorado aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFPB. Os programas, por sua vez, deverão selecionar bolsistas para atuar em projetos que se enquadrem em pelo menos umas das seguintes linhas de ação:

Linha de Ação 1 – Atuação, prioritariamente, em componentes curriculares com elevado índice de reprovação, conforme o Anexo I, por meio de planos de trabalho que contemplem: atividades de reforço, presenciais ou a distância;

Linha de Ação 2 – Realização de cursos de nivelamento, em disciplinas introdutórias, para os alunos recém-ingressos nos cursos de graduação;

Linha de Ação 3 – Implantação de novas metodologias de ensino aprendizagem, por meio da atuação de pós-graduandos nas disciplinas relacionadas no Anexo I;

Linha de Ação 4 – Realização de oficinas e workshops com carga horária mínima de 60 horas sobre temas que contemplem conteúdos programáticos relativos às disciplinas dos quatro últimos semestres dos cursos de graduação;

Linha de Ação 5 – Atuação no Programa de Suporte Acadêmico, vinculado à Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante, voltado para os estudantes com deficiência de formação nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Língua Inglesa, Informática e Metodologia da Pesquisa.

Para apoiar projetos enquadrados nas linhas de ação supracitadas, serão destinadas cotas de bolsas de mestrado no valor de R$ 1.200,00 e cotas de bolsas de doutorado no valor de R$ 1.800,00. O quantitativo de bolsas disponíveis para a presente chamada será definido com base nos dados fornecidos pelo SIMEC para 2012.

As bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período uma única vez para aluno de mestrado (máximo 24 meses), e até três vezes para aluno de doutorado (máximo 48 meses). Em função da demanda apresentada e das necessidades institucionais, o Comitê Gestor do Reuni poderá redistribuir as cotas de bolsas nas linhas de ação.

De acordo com o edital, as propostas dos Programas de Pós-Graduação deverão ser encaminhadas exclusivamente através do endereço www.ufpb.br/reuni no formato disponível, de acordo com o cronograma constante no item 7 desta chamada. Os Programas de Pós-Graduação poderão submeter propostas, contemplando uma ou mais linhas de ação objeto deste edital.

Cada proposta será constituída por um ou mais planos, envolvendo docentes da graduação e/ou pós-graduação, que caracterizarão cada cota de bolsa solicitada. As propostas deverão ser submetidas, conjuntamente, pelo coordenador do Programa de Pós-graduação, pelo coordenador de graduação do curso envolvido e pelo professor de componente curricular envolvido, com base nos planos estabelecidos.

Poderão ser contemplados, adicionalmente, componentes curriculares que apresentem necessidade de apoio a fim de cumprir as metas do REUNI, devidamente justificados pelos coordenadores de curso de graduação. Para a linha de ação 2 e 3, a atuação dos bolsistas poderá ocorrer em diferentes componentes curriculares.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias