Soluções tecnológicas do CI são finalistas em competição da Intel

Três soluções tecnológicas inovadoras que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionadas para participar da competição internacional de sistemas embarcados. O evento é promovido pela multinacional Intel, uma das maiores fabricantes mundiais de microprocessadores.

A competição é uma das atividades que antecedem o “6º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação (SBESC)”, que acontecerá em João Pessoa, a partir de 1º de novembro, no Hotel Tambaú. Durante o evento a equipe de professores e alunos do Departamento de Sistemas de Computação (DSC) apresentará os protótipos dos três sistemas inteligentes.

Os projetos aprovados pela Intel e que serão finalistas da competição são o “Eco-driving assistant”, o “Sistema de monitoramento sensorial do lactente (SMSL)”, além do “Dispositivo embarcado em arquitetura Intel Galileo para detecção e análise”.

Com o dispositivo “Eco-driving assistant” a equipe de desenvolvedores quer conscientizar os motoristas sobre a importância de conduzirem os veículos causando menos impacto ao meio ambiente. Para isso, estão criando um sistema capaz de sinalizar quando a troca de marchas provoca maior ou menor consumo de combustível, alertando sobre a quantidade de gases CO2 que é emitida, conforme o comportamento do condutor.

Essas informações seriam sinalizadas por meios audiovisuais não intrusivos ou chamativos, minimizando o risco de distração do motorista e auxiliando a dirigir de forma mais ecológica e econômica. Além disso, o sistema será capaz de criar um ranking entre os condutores de veículos, de forma a estimular uma direção mais cuidadosa.

A equipe é integrada por Ramon Marinho de Azevedo Sorage, Jose Everaldo Andrade, Felipe Ricardo Santos e Fernando Matos.

Já o “Sistema de Monitoramento Sensorial do Lactente (SMSL)” propõe um mecanismo de monitoramento dos sinais vitais de recém-nascidos. Os pais serão providos de informações e alertas referentes à saúde do bebê no que tange a parâmetros associados à SMSL, especialmente nível de oxigenação sanguínea e variação de ritmo cardíaco, que são fortes indicativos no rápido diagnóstico de asfixia.

Os pesquisadores envolvidos nessa atividade são César Batista, Emerson Pereira, Thiago de Souza e Fernando Matos.

A importância de propor ferramentas tecnológicas que contribuam para o recrudescimento da violência nos grandes centros urbanos inspirou o desenvolvimento do “Dispositivo embarcado em arquitetura Intel Galileo para detecção e análise” pela equipe do Laboratório de Medidas e Instrumentação (LMI) do Centro de informática (CI).  A proposta é criar, em parceria com a Polícia Militar, um dispositivo capaz de detectar disparos de arma de fogo diferenciando-os dos demais sons do ambiente. Para isso, foi implementado um microfone ultrassônico cujo sinal capturado é analisado dentro de uma plataforma embarcada.

Os empreendedores dessa iniciativa são os pesquisadores Ruy Alberto Altafim , Janislley Oliveira de Sousa, Wandeilson Ferreira e Luiz Henrique Rodrigues de Oliveira.

A escolha das pesquisas da UFPB se deu após criteriosa análise pela Intel de projetos encaminhados pelas equipes do Departamento de Sistemas de Computação (DSC), considerados de alta relevância tecnológica e social pela empresa. Aprovados os projetos, a Intel vem fornecendo equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento desses sistemas inovadores e inteligentes.

A Competição Intel de Sistemas Embarcados 2016 é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação. “O 6º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação (SBESC)” tem à frente da comissão organizadora o professor e pesquisador Alisson Brito, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (LaSER), que faz parte do DSC.

Acesse o portal do 6º SBESC no link: http://sbesc.lisha.ufsc.br/sbesc2016/Home.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CI