Pesquisa da UFPB apoiada pelo IDEP é premiada em evento em São Paulo

A Universidade Federal da Paraíba foi uma das premiadas no X Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade (Anpcont) que ocorreu este mês em São Paulo.

A premiação foi referente ao Melhor Artigo da área de Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC), da Mestra Inajá Garcia, egressa do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UnB/UFPB/UFRN), e de Wenner Lucena, Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB.

O artigo foi originado da dissertação de mestrado de Inajá, apresentada na UFPB em janeiro deste ano. O trabalho tem como título “Motivos para Recompra de Ações: Uma análise com as Empresas da BM&FBovespa e da NYSE”.

Inajá Garcia explica que “para as empresas da BM&FBovespa o fluxo de caixa livre, juntamente com o interesse das empresas em ajustar a estrutura de capital por meio da alavancagem, explicam a recompra de ações efetuada pelas empresas. Além disso, para as empresas listadas na BM&FBovepa, não se verificou qualquer influência da distribuição de dividendos sobre a recompra de ações, isso porque, no Brasil, não há incentivo para uma diminuição da distribuição de dividendos em detrimento de um aumento na recompra de ações. Para as empresas listadas na NYSE, o fluxo de caixa livre e a distribuição de dividendos afeta a recompra de ações. Isso pode ser justificado devido à legislação nos EUA, pois, de acordo com ela, os ganhos de capital pagos em detrimento das ações possuídas pelos acionistas são tributados a taxas menores do que os dividendos, gerando um benefício fiscal, diferentemente do que ocorre no Brasil.”

Segundo os autores, “os motivos para arecompra de ações das empresas da BM&FBovespa e da NYSE são diferenciados, pois há todo um conjunto de características que afetam esses resultados.”

A pesquisa recebeu o apoio do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e do convênio da Base de Dados Thomson Reuters.

Para consultar o artigo clique AQUI!

Ascom UFPB - Débora Freire com IDEP