OSUFPB faz concerto para premiação de concurso internacional

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza, nesta sexta-feira (17), o seu sexto concerto da temporada fazendo a premiação do “I Concurso Internacional de Marimba Maestro Zeferino Nandayapa”, que foi realizado em junho do ano passado dentro do “V Concurso Nordestino de Percussão”, promovido pelo Departamento de Música da UFPB. A apresentação acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus de João Pessoa, às 20h com entrada gratuita.

Este concerto, com a formação da OSUFPB Percussão, terá como solistas os dois primeiros lugares do concurso internacional de marimba que homenageou o músico mexicano Zeferino Nandayapa, que popularizou a marimba pelo mundo. O concurso teve como julgadores convidados o percussionista brasileiro Gustavo Miranda, além do filho do homenageado, o também músico de marimba Javier Nandayapa. A realização do concurso foi do Departamento de Música da UFPB, sob a coordenação e direção artística do percussionista e professor do DEMUS, Francisco Xavier de Souza Neto, que também participou da banca julgadora do concurso.

Os vencedores do “I Concurso Internacional de Marimba Maestro Zeferino Nandayapa” foram os pernambucanos Emerson Coelho e João Carlos de Oliveira, alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que executaram uma peça composta exclusivamente para o concurso pelo músico norte-americano Joe Moore III (EUA).  Pelas regras do concurso, os dois primeiros lugares ganhariam a oportunidade de tocar como solistas, acompanhados pela OSUFPB. A regência será do maestro Carlos Anísio.

No repertório, duas obras compostas para o instrumento. Emerson Coelho interpretará um Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, do músico e compositor brasileiro Ney Rosauro, enquanto João Carlos de Oliveira comemora o seu segundo lugar tocando um Concerto com a mesma formação, de autoria do francês Emmanuel Sejourné.

O concerto é precedido por uma pequena palestra de abertura, que desta vez será proferida pelo professor do DEMUS, Francisco Xavier, que comentará as obras do concurso, os intérpretes e as obras executadas. A palestra ocorre quinze minutos antes da atuação da Orquestra e por esse motivo a coordenação da OSUFPB recomenda que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto.

Este é o sexto concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e está ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

O LAMUSI é coordenado por Leonardo Meira e a OSUFPB está sob a coordenação de Ulisses Silva, professores do Departamento de Música da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria