Reitora recebe Governador do Piauí e representantes de Universidades daquele Estado

ImprimirImprimir

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, recebeu na manhã desta quarta-feira (15), em seu gabinete, o Governador do Piauí, Wellington Dias, a Vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí, Bárbara Melo, o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Pedro Vilarinho Castelo Branco e o Diretor da Assistência Farmacêutica do Estado do Piauí, Jean Batista.

 

 

A visita à instituição paraibana por parte dos piauienses se deu para que ambas pudessem trocar informações sobre as recentes pesquisas realizadas com a cannabis sativa para uso medicinal. Na UFPB, a professora farmacêutica, Katy Lísias Gondim é atualmente a principal pesquisadora sobre o uso clínico de canabinóides.

 

O governador falou sobre a não criminalização dos pesquisadores que atuam nessa área e como tem se empenhado na luta para uso dos fitoterápicos canabinóides para tratamento da Eplepsia Refratária entre outras doenças que podem ser tratadas com o uso de óleos e extratos de cannabis. O intuito da visita, além de conhecer a experiência obtida pelos pesquisadores da UFPB, foi também para fomentar parcerias entre governos e as instituições de ensino presentes.

 

A professora Katy relatou aos presentes o recente trabalho defendido por uma orientanda, que acompanhou pacientes que fazem uso clínico de canabinóides e como muitos pacientes têm apresentado melhoras significativas, chegando a diminuir o uso de medicamentos anticonvulsivantes, ressaltando a importância de continuidade das pesquisas e do apoio dos órgãos reguladores.

 

 

Também estavam presentes à reunião Thayse Viana, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Paraíba, Reinaldo Nobrega, Diretor do CCS/UFPB, Katy Lísias Gondim, professora farmacêutica e pesquisadora da UFPB sobre o uso clínico de canabinóides, professor Rui Oliveira Macedo, CCS/UFPB, Júlio Américo, Presidente da Liga Paraibana em Defesa da Cannabis Medicinal (liga canabica), pró-reitor Marcelo Sobral (Proplan), Presidente João Marcelo (IDEP), Vice-reitora eleita da UFPB Bernardina Freire, Pró-reitora adjunta da PRA , Renata Câmara, e Coordenadora Geral de Pesquisa, Elizete Ventura do Monte (PRPG).

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)
Compartilhar: