Artigo Científico da UFPB é premiado em fórum internacional

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participaram da “Décima Primeira Edição do Fórum Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu”, Paraná, realizado de 15 a 17 deste mês. Nesta edição, a UFPB obteve o segundo lugar na categoria Artigos Científicos.

O trabalho premiado foi: “Resgate, avaliação e valorização cultural como ações para preservação do patrimônio gastronômico da Paraíba: Análise da forma de preparo da buchada e do sarapatel elaborados a partir de subprodutos de caprinos e/ou ovinos comercializados em feiras livres”, apresentado pela bolsista PROEXT, Fabiana Evaristo de Souza, estudante do Curso de Hotelaria do CCAE, Campus IV – Litoral Norte. O trabalho é orientado pela professora Ingrid Conceição Dantas Guerra, do Departamento de Gastronomia, Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Esse artigo recebeu o prêmio de R$ 1.000,00.

O primeiro lugar na categoria de Artigos Científicos coube a Álvaro Bahls e Raquel Maria Fontes do Amaral, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Santa Catarina, com o trabalho “A gênese dos hostels: comparação entre o panorama internacional e nacional – em busca de um conceito original”.

Uma das novidades desta edição do Fórum foi a premiação das instituições que tiveram maior número de trabalhos submetidos. A UFPB ficou entre as 7 instituições homenageadas no evento, com mais trabalhos enviados e apresentados. O evento foi considerado o maior de sua trajetória, com a apresentação de 199 trabalhos científicos de todo o país, além de palestras e oficinas.

Teve como público alvo universidades, agentes de viagem, operadores de turismo nacionais e internacionais, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, bares e restaurantes, empresas de transportes, instituições governamentais, trade, e profissionais de áreas afins.

Também participam do Fórum representando a UFPB: José Rodrigo Lima Torres - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Ingrid Almeida - (estudante de Mestrado do PRODEMA - Campus I); Amanda Dália - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Letícia Maria - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Yakey Santos - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Francielly Sales - (estudante de Hotelaria – Campus IV); Jessica Ariane - (estudante de Hotelaria – Campus IV); José Fernandes - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Wanessa Alexandria -(estudante de Hotelaria - Campus IV); Elizandra da Silva - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Joelma Ferreira - (estudante de Hotelaria - Campus IV); Pyetro Pergentino -(estudante de Hotelaria - Campus I).

Mais informações sobre o fórum na página:

Foto: Jean Pavão

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria