Palestra da empresa Conductor abre XV Semana da Computação

O auditório do Centro de Informática (CI) ficou pequeno para comportar o número de estudantes e professores que vieram prestigiar a palestra de abertura da XV Semana da Computação, nesta segunda-feira (11), às 9h, com a participação de Fernando de Paula, da empresa Conductor. Para um público superior a 100 participantes, o palestrante abordou o tema “A importância das APIs na estratégica de produtos da Conductor e no desenvolvimento de um ecossistema de parceiros e clientes”. Evento é organizado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do CI.

O representante da Conductor, uma das maiores empresas em tecnologia, segurança e processos de gestão de carteiras de cartões de crédito do mercado, apresentou aos estudantes um perfil da companhia, que conta com filial na capital paraibana e está formalizando parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) da UFPB para oferecer treinamento a estudantes do CI em áreas como Java, modelos de negócios, mobile.net e API, a Interface de Programação de Aplicativos.

Essa capacitação terá duração aproximada de quatro meses e contará com professores do CI e da empresa conveniada. Para a primeira turma serão selecionados 30 participantes, em processo que será conduzido pelas equipes da Conductor e do Núcleo de Informática e Multimídia (NIM) do IDEP, que funciona no campus de Mangabeira.

Ao longo do período de capacitação haverá a seleção de cerca de 10 alunos para estagiarem na célula da Conductor, que já estará funcionando nas instalações do NIM e onde técnicos da empresa irão compartilhar conhecimentos com os estudantes e desenvolver outras ações integradas. O convênio entre a empresa e IDEP terá duração de cinco anos.

Em sua abordagem, Fernando de Paula apresentou um quadro de cursos técnicos que poderão ser oferecidos aos alunos selecionados através da parceria. A empresa tem profissionais capacitados para ministrar cursos em Net Básico, Engenharia de Software, Front-end e Banco de dados.  O público-alvo definido é de alunos de graduação do CI que estejam cursando do primeiro até o sexto semestre.

Fernando de Paula destacou a importância da parceria para a formação das novas gerações de profissionais, acrescentando que o intercâmbio técnico-científico resultará em ganhos para a equipe da Conductor e esta, por sua vez, apoiará e capacitará jovens talentos para o mundo corporativo.

A Conductor tem, hoje, 38 milhões de cartões de crédito cadastrados; 350 colaboradores, 90 mil pontos de venda no país e cumpre os requisitos da legislação brasileira. A empresa é patrocinadora da XV Semana da Computação.

Programação

A XV Semana da Computação está sendo realizada no Centro de Informática e conta com muitas atividades, que envolvem alunos veteranos e os que estão ingressando no período 2016.1, iniciado nesta segunda-feira, nos campi da Cidade Universitária e de Mangabeira.

Estão sendo aguardadas, com muita expectativa, a realização da maratona de programação, na terça-feira, das 9h às 12h, e a corrida de robôs, na quarta-feira, às 14h. A maratona vai premiar as melhores equipes, que terão um período de quatro horas para solucionar problemas, por meio dos recursos de programação. A 1ª Corrida de robôs, que também premiará aqueles que apresentarem melhor desempenho, será realizada com obstáculos e contará com participantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPB, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do CI.

O acesso às atividades da XV Semana da Computação é gratuito, basta se inscrever através do portal do evento. As inscrições para os minicursos, também gratuitas, serão feitas no local do evento, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.

A programação completa pode ser acessada em: www.sdcufpb.com.br

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI