Decom traz Eliseo Verón para debater midiatização da política

Eliseo Verón, um dos mais reconhecidos teóricos da comunicação, estará na UFPB nesta sexta-feira (9) para encerrar Ciclo Acadêmico de Debates

O Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerra o Ciclo Acadêmico de Debates do período 2011.2 com a palestra do teórico em Comunicação Social, Eliseo Verón. Ele falará sobre a Midiatização da Política: velhas e novas questões. O encontro será nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 19h30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.

“Essa palestra, assim como as demais que promovemos, é uma oportunidade para que os alunos se atualizem sobre as teorias e políticas da comunicação no mundo acadêmico”, afirmou o chefe do Decom, professor João de Lima. Eliseo Verón é argentino e tem formação basicamente filosófica e sociológica. Ele é professor do Departamento de Ciências Sociais, Orientação em Comunicação da Universidad de San Andrés.

Membro da CONICET, desde 1971, como investigador científico, Eliseu Verón foi diretor do Centro de Investigações Sociais do Instituto Torcuato Di Tella. Pertence também ao comitê de redação de várias revistas científicas na França e é editor da coleção “El Mamífero Parlante” do editorial Gedisa, em Barcelona, Espanha. Ele fez diversas publicações de artigos em espanhol, inglês, francês, italiano e português e ministra cursos, conferências e seminários em universidades e instituições de numerosos países (Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela, Brasil, Peru, Uruguai, Chile, Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Suíça).

Eliseo Verón traz a ideologia aplicada à sociologia para a análise da comunicação e, da preocupação pela interpretação ideológica dos meios, passa a buscar uma síntese teórica entre psicanálise, marxismo e lingüística estrutural. Verón, que inicialmente estuda a comunicação ligada a fatores políticos, dedica-se ultimamente ao estudo dos discursos sociais nos meios de comunicação: imprensa, rádio e televisão.

Foto: Revistaenie.clarin.com

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias