Reunião com a Reitora da UFPB define parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

O pesquisador Armando Mendes, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e representantes da Agência INOVA/UFPB e do IDEP/UFPB, estiveram recentemente no gabinete da Reitora para definir com a Reitora Margareth Diniz, os detalhes que irão permitir a implementação de um escritório de exame técnico do INPI no Campus da UFPB.

Na oportunidade a Reitora reiterou seu apoio irrestrito para o fortalecimento da presença do INPI no Estado, e autorizou a disponibilidade de toda a estrutura física necessária para a instalação do escritório do INPI.

A Reitora fez questão de destacar a importância de uma gestão voltada ao desenvolvimento tecnológico para a geração de ativos, enfatizando a importância do fortalecimento da Agência INOVA-UFPB e do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP).

O diretor da INOVA-UFPB, professor Petrônio Athayde Filgueiras ressaltou a importância histórica da parceria, lembrando que a Agência, que é um órgão suplementar da UFPB, irá sair fortalecida com essa aproximação do INPI.

Na parceria é previsto o recebimento de servidores do INPI para que desenvolvam suas atividades técnicas no Campus da Universidade. Em contrapartida, os técnicos do Instituto irão colaborar nas atividades relativas a propriedade intelectual, tais como disseminação e consultorias aos pesquisadores da Universidade e das demais Instituições que fazem parte da Rede de Inovação da Paraíba (RIPB), que, além da UFPB, conta ainda com o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtcPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e a Federação das Indústrias do Estado da
Paraíba (FIEP).

Também estavam presentes à reunião o presidente do IDEP/UFPB, João Marcelo, os professores Antônio Augusto Lisboa e Melânia Cornélio, ambos do INOVA.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo) com INOVA