UFPB firma parceria com ONU Mulheres pelo fim do trote violento contra gênero e raça

Em protocolo assinado ontem, 28 de julho, com a ONU Mulheres, a UFPB comprometeu-se com os propósitos da Carta pelo Fim do Trote Violento contra Gênero e Raça. A intenção é de dar fim às praticas violentas de recepção de calouras e calouros na instituição.

O documento foi firmado pela reitora da UFPB Margareth Diniz e pela coordenadora de campanhas da entidade Amanda Kamanchek. Participam da iniciativa o Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia (GEM) da UFPB, representado na ocasião por sua coordenadora Margarete Almeida, e o Comitê da Diversidade da UFPB, no ato representado por sua organizadora Bernardina Freire.

Com a adesão à campanha, a UFPB une-se a outros grupos e universidades brasileiras, no compromisso de promover o diálogo pela promoção da igualdade de gênero e pelo fim de violências físicas e simbólicas que ainda envolvem os trotes universitários - na maioria dos casos, marcadas por práticas sexistas, racistas e homofóbicas.

A Carta pelo Fim do Trote Violento contra Gênero e Raça pode ser acessada em http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2015/02/carta_trotes.pdf.

Rita Ferreira | Fotografia: Oriel Farias