Exposição fotográfica retrata a vida das mulheres catadoras de caranguejo

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) recebe a exposição “Caranguejeiras volta ao passado 50 anos” da fotógrafa e documentarista inglesa, naturalizada brasileira, Maureen Bisilliat. Ela faz palestra sobre a exposição, no dia 8 deste mês, às 19h, no Cine Aruanda, Campus de João Pessoa. O evento é promovido pela Coordenação de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (COEX/PRAC).

As fotografias da exposição fazem parte do documentário autobiográfico (em fase de edição) “Equivalências/Aprender vivendo” – uma viagem no tempo a lugares fotografados no passado, revisitados e documentados 50 anos depois.

“Na palestra contarei sobre minha primeira visita à aldeia de Livramento, no ano 1968, quando acompanhada pelo jornalista Audálio Dantas fizemos uma reportagem sobre o homem do caranguejo para a revista Realidade da Editora Abril. Durante a palestra será projetado um vídeo mostrando um traçado sintético de minha trajetória fotográfica em geral”, explica  Maureen Bisilliat.

Maureen Bisilliat

Fotógrafa e documentarista foi bolsista da Fundação Guggenheim (1970), do CNPq (1981-87) e da FAPESP (1984-87). Nascida na Inglaterra chegou ao Brasil em 1952, aqui se radicando. Iniciou na fotografia em 1962, tendo atuado por dez anos nas revistas Realidade e Quatro Rodas, em atividades de fotojornalismo. Estas “andanças” resultaram na elaboração de um projeto traçando “equivalências fotográficas” dos mundos retratados por Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Adélia Prado. Posteriormente, publicou em livros os resultados desse traçado.

De 1972 a 1977, visitou o Xingu. Em 1979, lançou, em coautoria com os irmãos Villas Bôas, Xingu/Terra, instalada na XIII Bienal de São Paulo (1975). Em 1988, com seu marido Jacques Bisilliat e seu sócio arquiteto Antônio Marcos Silva – foi convidada por Darcy Ribeiro para contribuir na criação de um acervo de arte popular latino-americana, do qual nasceu o Pavilhão da Criatividade.

Em 2003 o Instituto Moreira Salles adquiriu seu acervo fotográfico publicando, em outubro de 2009, um livro intitulado FOTOGRAFIAS / Maureen Bisilliat. Esta publicação foi acompanhada por uma exposição, apresentada inicialmente no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. O Prêmio Porto Seguro de Fotografia, a Ordem de Ipiranga, a Ordem do Mérito Cultural e a Ordem da Defesa, recebidos todos no ano 2010, mais a homenagem recebida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em maio deste ano, indicam a repercussão positiva do seu trabalho.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7352.

Foto de Maureen Bisilliat: autor Juan Esteves

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria