Encontro vai reunir astrônomos, estudantes e educadores

João Pessoa foi escolhida para sediar o “19º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST)” que será realizado de 12 a 15 de novembro. A organização desta edição é de responsabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Associação Paraibana de Astronomia (APA).

Para participar do “19º ENAST” os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela página do evento http://www.apapb.org/19o_enast/subscriptions/subscribe/. As vagas são limitadas. A organização do encontro está, também, recebendo os resumos de trabalhos para apresentação. Os resumos enviados serão avaliados pelo Comitê Científico e de Programa e selecionados para exposição durante o evento.

O encontro vai reunir astrônomos, profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil.

O ENAST é realizado anualmente desde 1998. A cada ano é organizado por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional. É realizado sempre no mês de novembro de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados. A duração do evento pode ocorrer entre dois a quatro dias. São apresentados trabalhos acadêmicos, palestras de pesquisadores renomados, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, apresentações artísticas, entre outros. Em algumas edições abriu-se também um espaço para que as empresas relacionadas à astronomia apresentassem seus produtos, como livros e instrumentos. O ENAST é por isso considerado o maior evento da comunidade astronômica nacional.

Serão realizadas as palestras: “A evolução Histórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia”, com o professor João Batista Garcia Canalle; “A Ilha do Conhecimento: Os limites da ciência e a busca por sentido”, com Marcelo Gleiser; “Comemorações dos 100 Anos da Teoria da Relatividade Geral no ano de 2015”, com o doutor Marcos Duarte Maia; “Histórias dos Meteoritos Brasileiros”, com doutora Maria Elizabeth Zucolotto; “Introdução aos minissatélites CubeSat”, com Msc. Naelton Araujo; “Lua, Nada Mais a Pesquisar?”, com Nelson Alberto Soares Traynik; “Modelos Cosmológicos Atuais e Alternativos”, com o professor Carlos Augusto Romero Filho; “Origem, Consequências e Perspectivas do Diálogo Entre Matéria e Espaço”, com o doutor Valdir Barbosa Bezerra; “Pesquisa Amadora e Profissional em Astronomia”, com Cristóvão Jacques Lage de Faria; e “Radioastronomia na Escola”, com Paulo Vamberto Patrício de Aquino.

Estão programadas as oficinas/minicursos: “Fotometria Visual e Observação de Estrelas Variáveis”, com Alexandre Amorim; “Mitologias Celestes”, com o professor Johnni Langer e a professora Luciana Campos; “Modelos Tridimensionais Analógicos para Demonstração de Fenômenos Relativos à Vênus e Saturno”, com o professor Marcos Jerônimo Roque Barreto; e “Radioastronomia Solar”, com Paulo Vamberto Patrício de Aquino.

Mais informações na página: http://www.apapb.org/19o_enast.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria