Concerto da OSUFPB encerra evento de Direito no Campus I

O 11º concerto da OSUFPB será integrado ao “III Colóquio DIREITO & MÚSICA”, produzido pelo Laboratório Internacional de Investigação em Transjuridicidade  (LABIRINT), do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB). Em sua terceira edição, o Colóquio acontece nesta sexta-feira (26), na Sala de multimídia do CCJ, no Campus I da UFPB e traz o tema “OS SONS DO TOTALITARISMO”, com participação de juristas do Brasil e do exterior. O encerramento do Colóquio, entretanto, acontecerá à noite, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com o concerto da OSUFPB. A entrada é franca e aberta ao público.

O concerto desta semana traz um repertório que contempla obras de dois compositores russos, Serge Koussevitsky (1877-1951) e Dmitriy Shostakovich (1906-1975), além do dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931). Participarão como solistas os músicos Victor Mesquita (contrabaixo) e Eduardo Lima (clarinete). A regência será do maestro convidado, o carioca Guilherme Bernstein.

Ao encerrar um evento do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, a OSUFPB cumpre sua missão de integrar-se no universo de conhecimento produzido pela instituição universitária. “A transversalidade no campo científico precisa ser exaltada, como é o caso deste Colóquio, que discutiu a questão do direito na música. A nossa Orquestra se sente contemplada nessa lógica, pois preza por essa movimentação do conhecimento a partir de suas apresentações. É fato que nenhuma obra está desassociada de seu contexto político, social ou econômico. Por isso é que nos sentimos honrados por participar do encerramento desse evento no campo jurídico”, afirma o professor Ulisses Silva, diretor da OSUFPB.

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue pelo menos meia hora antes do concerto, para acompanhar a palestra que costumeiramente é proferida antes da apresentação e que presta esclarecimentos sobre o conteúdo das obras musicais contempladas na noite.

A OSUFPB

Este é o décimo primeiro concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal, música brasileira e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

A OSUFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes (CCTA) e é ligada aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Todas as informações do concerto poderão se acessadas pelo site: www.osufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria