Reitora Margareth visita Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, em Brasília

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, visitou nesta quinta-feira (25), durante sua via viagem à Brasília, o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Durante a visita, a RPN expôs à Reitora sobre a rede Ipê, sistema pelo qual a instituição provê aos seus clientes um serviço de rede moderno e de alto desempenho, aliado a um portfólio de serviços de comunicação e aplicações de colaboração a distância como suporte às suas atividades em educação e pesquisa e está presente em todas as unidades da federação, inclusive a UFPB, através de 27 Pontos de Presença, que formam a espinha dorsal da rede acadêmica nacional.

Trata-se de uma infraestrutura de rede óptica à qual 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior estão conectados e por onde trocam grande volume de dados e informações em âmbito global. Essas organizações que compõem a RNP são as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, abrangendo principalmente universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

Sobre a RPN

A RNP foi criada em setembro de 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Seu objetivo era construir uma infraestrutura nacional de rede internet de âmbito acadêmico. A Rede Nacional de Pesquisa, como era chamada em seu início, tinha também a função de disseminar o uso de redes no país. Em paralelo à implantação de sua primeira rede, em 1992, que alcançou 10 estados e o Distrito Federal, a RNP dedicou-se a tarefas diversas, tais como divulgar os serviços internet à comunidade acadêmica através de seminários, montagem de repositórios temáticos e treinamentos, estimulando a formação de uma consciência acerca de sua importância estratégica para o país e se tornando referência em aplicações de tecnologias internet.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)