Patente protegida da INOVA/UFPB vence na Categoria Pesquisador da ExpoHab

ImprimirImprimir

Durante a ExpoHab Paraíba realizada nos dias 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções da Paraíba, a patente de invenção “GECILOZ-1-G. ADITIVO RETARDADOR DE PEGA E PLASTIFICANTE PARA PASTAS DE GESSO E DERIVADOS” protegida pela Universidade Federal da Paraíba, INOVA-UFPB, do inventor Jesus Charles do Amaral Nogueira esteve em destaque especial por ser premiado em primeiro lugar na categoria “Pesquisador”.

 

O produto patenteado pela UFPB é um aditivo para materiais aglomerantes à base de pastas de gesso, com a finalidade de conferir a este material aumento da plasticidade, redução da água, redução da água de amassamento e extensão dos tempos de início e fim de pega com baixo calor de hidratação; se trata de um produto natural único e inédito que é capaz de inferir ao gesso a capacidade de suportar grandes índices de umidade e ação direta da água, fato de altíssimo interesse dos empreendedores da construção civil.

 

A ExpoHab Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Cehap, que visa estimular a criação de mecanismos sustentáveis nas áreas de Edificação, Urbanismo, Água e Esgoto e Energia, assim como,  provocar a aplicação dessas novas tecnologias nas habitações de interesse social construídas na Paraíba. A premiação será às 09h nesta sexta feira (02/09/16) em solenidade na Cehap, onde serão entregues a premiação e certificado.  

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo) com INOVA
Compartilhar: