Crianças e adolescentes terão oficina de teatro nas férias

A oficina está programada para o período de 3 a 23 de janeiro, no Teatro Lima Penante, com aulas de segunda a sexta-feira das 14h às 17h; inscrições abertas

O Núcleo de Teatro Universitário da Universidade Federal da Paraíba (NTU/UFPB) abre  inscrição  para  a  21ª  Oficina de  Teatro  Para  Crianças  e  Adolescentes , no  Teatro  Lima Penante, que  vai  acontecer no período de  03  a  23 de  janeiro, com aulas  de  segunda  a  sexta, sempre  das  14h  às  17h. Contará com turmas com idade de 04 a 06 anos/ de 07 a 09 anos/ de 10 a 13 anos/ e 14 a 18 anos.

Os cursos de teatro não existem apenas para aquelas crianças desenvoltas e desinibidas. Segundo a psicóloga clínica e educacional e professora de Artes, Betina Rugna, mesmo para os não-aspirantes à profissão de ator, a prática teatral tem sua importância pela "grande contribuição ao desenvolvimento e formação da personalidade da criança."

“Todo mundo deveria fazer teatro pelo menos uma vez na vida! As crianças que fazem teatro têm uma coisa especial, uma percepção melhor do mundo", afirma Mônica Macedo, uma das coordenadoras da oficina.

Tão notórios são seus benefícios para a formação de crianças e jovens, que o teatro foi reconhecido como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.

Sob a coordenação dos artistas e arte-educadores Everaldo Pontes, Mônica Macedo e  Edílson   Alves e  os professores Flávio  Ramos, Ricardo  Martins e  Juliana Marques, todos   arte-educadores  e artistas também da  grande  João Pessoa.

Veja 10 motivos para a criança fazer teatro:

1. Aumenta autoestima

Ser aplaudido é a perfeita situação que traduz o sentimento de bem-estar que envolve os praticantes da arte teatral. E isso se reflete na autoestima da criança, pois ela faz parte de um trabalho que é apreciado pelas pessoas.

2. Melhora a timidez

Se a criança morre de vergonha de falar na frente de muitas pessoas, como na apresentação de um trabalho escolar, o teatro pode ajudá-lo a aprimorar seu jogo de cintura  além de perder  a timidez, melhora a impostação da voz e garantem confiança na hora de falar em público.

3. Aprimora habilidade de relacionar-se com os outros

A criança e o jovem acaba por desenvolver a empatia, habilidade importantíssima para o relacionamento social. Compreendendo melhor cada um, a criança aprende a tolerar as diferenças e a respeitar o próximo.

4. Faz com que a criança se conheça mais

Conhecer o outro nos ajuda a conhecer melhor a nós mesmos, a definir nossa identidade. O teatro também auxilia nessa jornada.

5. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora

Outra gama de exercícios propostos em um curso de teatro é direcionada para estimular a percepção dos sentidos, isso faz com que a criança desenvolva melhor coordenação motora, percepção espacial e consciência de seu corpo, além de aumentar sua capacidade de expressão.

6. Ensina a trabalhar em grupo

Por ser uma atividade coletiva, o teatro também aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada um.

7. Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio

Como teatro é uma arte multidisciplinar (envolve literatura, artes plásticas, música entre outros), a prática proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. Por exemplo, nas escolhas que envolvem uma montagem teatral, as crianças podem explorar a criatividade montando o cenário, desenhando o figurino, compondo músicas, escrevendo peças... Além disso, é preciso refletir sobre as escolhas na construção do espetáculo e isso também articula a criatividade e o raciocínio para a solução de problemas. Para encenar uma peça é preciso lembrar-se de um monte de coisas: sua fala, sua posição em cena, a ordem de entrada no palco... Para não errar, a criança vai se esforçar para não esquecer nadinha. O cérebro agradece o exercício e retribuirá com uma memória mais eficiente.

8. Expande o repertório cultural

Quando faz teatro, a criança é convidada a conhecer diversos mundos das artes. O texto dramatúrgico a aproxima da literatura; a sonoplastia e trilha sonora abrem alas para a música; os figurinos trazem a moda para a cena; a construção de cenários dialoga com elementos da arquitetura e artes plásticas. Essas referências expandirão seu horizonte cultural e instigarão sua vontade de conhecer mais.

9. Melhora desempenho escolar

Os benefícios do teatro também se refletem em sala de aula. Essa vivência possibilita que a criança perceba sua capacidade em pensar soluções, experimentar caminhos, vivenciar o diverso e aprender com o outro,

10. Propicia o fazer poético

É bom lembra a importância do próprio fazer teatro, isto é, do contato com estímulos sensíveis, que fazem o imaginário das crianças voarem, recriando mundos e relações por meio do teatro .

SERVIÇOS:

OFICINA DE TEATRO  NAS  FÉRIAS  PARA  CRIANÇAS E  ADOLESCENTES –

TEATRO LIMA PENANTE

PERÍODO DE 03 A 23 DE JANEIRO DE 2012

HORÁRIO: DAS 14h ÀS 17h

DIAS: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

PREÇO: R$ 70,00 -

R$ 60,00 -  Filho de  Funcionários  da  UFPB

FAIXA ETÁRIA: 04 a 06 anos/ de 07 a 09 anos / de  10  a  13  anos/ e  14  a  18 anos..

Inscrições abertas  -  Mais  Informações: 3221-5835

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do NTU