Biblioteca Central da UFPB completa 30 anos de fundação

Será celebrada uma missa na próxima quarta-feira (14), às 10h, na entrada da Biblioteca Central (BC), e em seguida haverá a entrega de uma placa comemorativa à data.  A BC tem 105 funcionários e mantém uma média de  20 mil usuários, entre estudantes, professores e funcionários da UFPB. Em 2011 foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na aquisição de livros

A Biblioteca Central  (BC) da Universidade Federal da Paraíba completa 30 anos de fundação este mês e já está em festa. No próximo dia 14 será celebrada uma missa, às 10h, no hall da BC, no Campus I, em João Pessoa. Em seguida, será entregue uma placa comemorativa à data. O bolo também está garantido. “Trabalhamos o ano todo para o crescimento da Biblioteca Central e temos muito que comemorar, nessas três décadas de existência”, afirmou a diretora da Biblioteca Central, Sônia Suely Araújo Pessoa.

E quando fala em investimentos, Sônia Suely não está brincando. Segundo ela, só este ano foram aplicados R$ 1,3 milhão na aquisição de livros. Hoje, a Biblioteca Central tem cerca de 400 mil exemplares. Em bens materiais, estrutura física e outros serviços foram investidos aproximadamente R$ 400 mil. “A Biblioteca Central só não cresceu mais, porque gastamos muito para recuperar livros e móveis destruídos pelos usuários”, lamentou a diretora da BC.

Ela não soube precisar o quanto é desperdiçado por causa do vandalismo, mas garantiu que não é pouco dinheiro não. “É comum encontrarmos livros rasgados, capítulos inteiros arrancados, cadeiras e mesas destruídas, computadores sem funcionar, nem mesmo os banheiros escapam”, afirmou. A “UTI” do livro é montada na própria Biblioteca Central e o órgão pune os usuários que “esquecem” de entregar as publicações no tempo previsto. “A taxa é irrisória: R$ 0,50. Mesmo assim, ainda recebemos reclamação por essa cobrança”.

Para garantir que um livro circule entre os milhares de usuários da Biblioteca Central, cada pessoa cadastrada pode pegar um empréstimo por 20 dias e renovar pelo mesmo período. Aqueles títulos especiais (que só existe um exemplar) podem ser consultados exclusivamente na Biblioteca. Os usuários ainda podem conferir o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde são registrados trabalhos em várias áreas.

A Biblioteca Central tem 105 funcionários, pelo menos 20 mil estudantes com vínculo com a instituição são usuários, além de professores e funcionários da UFPB. O órgão funciona de segunda a sábado, sendo que durante a semana abre às 07h30 e fecha às 22h. Nos sábados, o horário de funcionamento é das 08h às 13h.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias