Reitores discutem planejamento estratégico e desenvolvimento econômico da Paraíba

Em reunião do Fórum de Dirigentes das Universidades Públicas da Paraíba, realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, reitores discutiram ações conjuntas para a Educação no Estado, tendo em vista a perspectiva do desenvolvimento regional.

Estiveram presentes os reitores da UFPB Margareth Diniz, da UEPB Rangel Júnior e do IFPB Nicácio Lopes, anfitrião do encontro deste mês. Os dirigentes debateram temas comuns às instituições, considerando o atual cenário, com o objetivo de identificar oportunidades, forças e também riscos para um horizonte de dez anos. “A partir do diagnóstico desses fatores, deveremos encontrar caminhos para nossas soluções”, disse o reitor do IFPB, ao tempo em que ressaltava a necessidade do trabalho integrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Paraíba.

Na pauta, figurou o tema do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais (PLADES), com o qual as IFES comprometeram-se por meio de carta de intenções recentemente assinada. A temática foi abordada em seminário promovido pela UFPB entre 30 de agosto e 2 de setembro.

O PLADES é articulado na Paraíba pelo governo do Estado, a fim de integrar uma estratégia, em âmbito de Região Nordeste, para a geração de políticas, projetos e ações de desenvolvimento locais a partir de uma perspectiva sistêmica.

De acordo com o coordenador geral do plano Paulo Cavalcanti, o objetivo é reunir, de forma articulada, atores institucionais para debater e apresentar à sociedade a estratégia de desenvolvimento territorial em redes de arranjos produtivos locais. O professor destacou, durante sua apresentação, que as IFES situam-se entre os principais atores neste projeto cooperativo, por sua relevância no conjunto da ciência e tecnologia, e precisam, portanto, caminhar alinhadas.

Participaram, ainda, da reunião, a futura vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, a pró-reitora de ensino do IFPB Mary Roberta Marinho, o pró-reitor de graduação da UEPB Eli Brandão, a chefe de gabinete do IFPB Gláucia Nunes e a coordenadora administrativa do PLADES Marília Medeiros.

ACS | Rita Ferreira, com fotografias de Oriel Farias e Ascom/IFPB