Orquestra de Violões da Paraíba realiza concerto no Campus I

Será realizada neste domingo (18), às 19h, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), a apresentação “En’Canto” da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB). O concerto terá a participação das cantoras Maria Juliana, Gabriela Ricci, Odília Quadros e Elisa Leão e dos cantores Vagney Ramos e Danyel Costa. A regência e direção artística estão a cargo da maestrina Carla Santos e do Maestro Cyran Costa e contará com a participação do maestro Tom K.

No repertório serão interpretadas músicas de compositores paraibanos, como “Feira de Mangaio” de Sivuca e Glorinha Gadelha; “Acalanto” do maestro Tom K; “Samba” de Cyran Costa; “Se não fosse o forró” de Adilson Medeiros; “Jardim Sedutor” de Johnatan Martins e “Amor da praça ao mar/Alô Tambaú” de Vinícius Rodrigues; “O que será” de Chico Buarque; além de obras de Dilermando Reis, e ícones do repertório erudito, como a “Marcha Turca” de Mozart e “Melodia Sentimental” de Villa-Lobos.

ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA

É um projeto de extensão da UFPB que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música, bem como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e estão divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade, constituindo um total de quinze violonistas.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria