Aplicativo VLibras ganha prêmio nacional de acessibilidade

O aplicativo para surdos VLibras, criado pela equipe do Núcleo Lavid do Centro de informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é o vencedor do prêmio Todos@web, na categoria Tecnologia Assistiva/Aplicativos. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (15), no Rio Media Center, Rio de Janeiro, e o prêmio foi recebido pelo coordenador do projeto, Tiago Maritan em nome da equipe de pesquisadores que há sete anos trabalha no desenvolvimento dessa solução tecnológica de inclusão social.

O conjunto de softwares Suíte VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para Libras, em Código Aberto e Distribuição Livre, disputou o primeiro lugar com os aplicativos de acessibilidade AsesWEB e F123Access.

O professor Tiago Maritan foi à solenidade, acompanhado pelo diretor do CI, Guido Lemos e pelos pesquisadores Danilo Assis, Leonardo Domingues, Erickson Silva e Wesnydy Lima, todos integrantes da equipe de criação da ferramenta VLibras. Ele agradeceu as contribuições de toda a equipe, que inclui alunos, professores, surdos e intérpretes de Libras.

Emily Yates, voluntária cadeirante nos jogos de Londres, fez o anúncio de que o VLibras tinha sido escolhido para receber o troféu na  categoria Tecnologias Assistiva /Apllicativos.

Na ocasião, o coordenador do VLibras falou aos participantes sobre as etapas de pesquisa e desenvolvimento do aplicativo, destacando que a iniciativa partiu da demanda de Hozana Raquel Lima, a primeira estudante surda do curso de Ciência da Computação da UFPB, que sentia dificuldade para acompanhar a transmissão de conteúdos em sala de aula.

Como o curso não contava com intérprete de Libras, o professor Guido Lemos sugeriu a Tiago Maritan que em sua tese de doutorado pesquisasse o tema e desenvolvesse uma ferramenta que possibilitasse a tradução automática de conteúdos em áudio, vídeo e texto para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de surdez serão beneficiados com o conjunto de softwares VLibras. A solução aberta e livre para geração automática de Libras em conteúdos digitais multimídia está disponível, gratuitamente, através do portal do software público https://softwarepublico.gov.br/social/suite-vlibras/  e no facebook em : http://vlibras.gov.br/ . O público também pode ter acesso livre às versões para desktop, celular e navegadores Chrome, Firefox e Safari.

O prêmio Todos@Web é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, em parceria com o Comitê Gestor da Internet, o W3C Brasil, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, ABRADI, AACD e Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

A finalidade é promover nacionalmente a acessibilidade na web de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

Na terça-feira (14), um dia antes da solenidade de entrega do prêmio, a equipe do VLibras fez uma apresentação presencial para a comissão avaliadora, também no Rio de Janeiro. Assim como cada um dos finalistas do prêmio Todos@Web,  a equipe apresentou as boas práticas da solução tecnológica em  aproximadamente 15 minutos.

Foram premiados projetos nas categorias Web Governamentais, Web Sociedade, Aplicativos Tecnologia Assistiva, além de Pessoas e Instituições.

A sessão de entrega do prêmio pode ser vista no link: http://premio.ceweb.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria