UFPB realiza programação especial para o Dia da Pessoa com Deficiência

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza uma programação especial para marcar o “Dia da Pessoa com Deficiência”. Serão promovidas ações em diferentes espaços e nos Campi da UFPB, na próxima quarta-feira (21).

Programação:

Sensibilização nas Salas de Aula

Programação do Grupo de Acessibilidade Atitudinal
Local: Campus I
Durante o decorrer do dia serão aplicadas “Multas Morais” para sensibilizar os motoristas no que se refere aos locais corretos de se estacionar.

Programação do Grupo de Acessibilidade de Comunicação:
Até 30 de setembro 2016; Horário: das 8h às 21h
Exposição: Arte- Eficiente;
Local: Pinacoteca UFPB (Térreo da Biblioteca Central).

DIA: 21 de Setembro de 2016
Horário Completo da Programação: das 16h às 20h
Local: Pátio do CCTA
16h às 16h30 - Apresentação do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha
1. Grupo de Flauta Doce do Instituto dos Cegos - Integrantes: Renan, Camilo e Felipe;
2. Canções Sertanejas – Integrantes: e Renan;
3. Trio Forró Pezzado.
16h30 às 17h - Apresentação do Grupo Catadores de Arte – EMLUR; Integrantes – Membros do Grupo de Tambores da EMLUR
18h às 20h - Exibição do filme “Nise o Coração da Loucura” pátio do CCTA.  Direção: Roberto Berliner; Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer; Gênero: Drama, Biografia; Nacionalidade: Brasil;
Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Programação do Grupo de Trabalho de Acessibilidade Pedagógica
Horário da Programação Completa: 7h às 20h
Local: Praça do Centro de Educação
7h às 8h: Início da sinalização dos espaços no CCHLA, CE e CCSA e preparação do espaço para apresentação cultural, exposição, etc;
9h30 às 10h30: Exposição de Telas - Alex (aluno da rede municipal com TEA);
11h: Apresentação Artística do Grupo Helena Holanda;
13h: Montagem da Brinquedoteca Inclusiva;
15h: Apresentação Cultural- Trio de Forró (Cegos);
16h às 20h- Visitação à brinquedoteca inclusiva.

Campus IV- Rio Tinto

14h30: Apresentação do CIA;

14h45: Apresentação Cultural (Dança com Crianças da APAE);
15h: Depoimento de Aluno com Deficiência (Lutas, Desafios e Conquistas;
15h10: Apresentação Musical (Música em Libras);
15h15: Encerramento.

Campus IV- Mamanguape

16h15: Apresentação do CIA;

16h20: Apresentação Cultural (Dança com Crianças da APAE);
19h20: Depoimento de Aluno com Deficiência (Lutas, Desafios e Conquistas);
19h30: Apresentação Musical (Música em Libras);
19h35: Encerramento.

Programação da Representação do SINTESPB no CIA

Dia: 21 de setembro de 2016

Local: Biblioteca Central – Seção de Multimeios/UFPB;

Atividade: Oficina de Biblioterapia.

8h às 9h: Boas Vindas e Aquecimento;

9h às 11h30: Biblioterapia (História- Origem na Biblioteconomia e na Psicologia; Terminologia- Conceitos e Definições; objetivos e função social do bibliotecário enquanto terapeuta). Bibliotecário como contador de história: origem dos contos; a arte de narrar.

13h às 17h: Metodologia (Preparação de uma sessão de biblioterapia; início da atividade de biblioterapia; duração de uma técnica terapêutica); Exemplos da Técnica de Aconselhamento (biblioterapia em saúde mental, para cegos, para idosos, crianças com dificuldades de aprendizagem e drogatictos);

17h- Encerramento.

O CIA/UFPB funciona ininterruptamente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizado no 1º andar do prédio da Reitoria, próximo à sala da Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante (PRAPE), Campus de João Pessoa.

Mais informações na página: www.ufpb.br/cia; pelo e-mail: cia@reitoria.ufpb.br; ou pelo telefone: (83) 3216-7973.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria