Equipe do CI é finalista em maratona nacional de programação

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são selecionados para a maratona nacional de programação. Três estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do CI foram classificados para a competição final da maratona, que acontecerá de 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte/MG.

Na última eliminatória, realizada, na semana passada, em Olinda, no estado de Pernambuco, os estudantes Marcello Marques de Oliveira (Engenharia da Computação), Mateus Pires Lustosa (Ciência da Computação) e Ícaro Lima Magalhães (Ciência da Computação) concorreram com times de universidades do Nordeste e estão entre as 60 equipes finalistas.

A equipe de programadores da UFPB é também integrada pelo estudante George Nunes de Moura Filho, do curso de Ciência da Computação, que é reserva do time.

Além da UFPB, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também se classificaram para a competição nacional. O Nordeste ficou com as quatro primeiras colocações e ainda classificou quase dez times entre os 15 melhores do Brasil.

A maratona de programação (http://maratona.ime.usp.br) é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, sob a coordenação do professor Carlos Ferreira. A equipe de programadores da UFPB está recebendo orientação dos professores Vivek Nigan e Lincoln David, do CI.

A etapa nacional, em Belo Horizonte, será classificatória para o International Collegiate Programming Contest, a olimpíada internacional de programação que reúne as melhores equipes do mundo.  A maratona final ocorrerá em maio do próximo ano, nos Estados Unidos. O Brasil tem enviado representantes para o concurso desde o ano de 1996.

DESAFIOS - Para conseguir a classificação, os alunos de graduação da UFPB obtiveram boa performance ao resolver problemas de programação relacionados a algoritmos computacionais que contemplam as seguintes áreas: Matemática (Teoria dos Número, Cálculo, Combinatória, Estatística e Probabilidade), Grafos, Otimização, Geometria Computacional, Simulação e Estrutura de dados.

Na preparação para a maratona nacional a equipe do CI trabalha com plataformas online de julgamento de problemas como: URI Online Judge, UVA Online Judge e de simulação de competições como: Codeforces e Topcoder.

A programação da maratona nacional pode ser acessada em

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria de Comunicação do CI