HU promove festa do “Dia das Crianças” com pacientes labioleporinos

A equipe do Serviço de Fissuras Labiopalatais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/EBSERH) realiza a festa do “Dia das Crianças com Labioleporino” na quinta-feira 6 de outubro. O evento será realizado no Ginásio de Práticas Integrativas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, com início às 9h, e contará com a presença de representantes do HULW e da UFPB.

Além da comemoração simbólica do “Dia das Crianças com Labioleporino”, o evento visa socializar estes pacientes que passam por um longo ciclo de consultas e cirurgias no HULW.

O que é malformação craniofacial?

É toda alteração congênita que envolve a região do crânio e da face. A mais frequente anomalia craniofacial é a fissura de lábio e/ou palato. A fissura labiopalatina é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a oitava semana de gestação.

Incidência

No mundo esta ocorrência é de uma a cada 1.000 crianças nascidas, e no Brasil, há referência de que a cada 650 crianças nascidas uma é portadora de fissura labiopalatina. As fissuras labiais e labiopalatinas são mais frequentes no sexo masculino e as fissuras somente de palato ocorrem mais no sexo feminino.

A incidência cresce com a presença de familiares fissurados nas seguintes proporções: pais normais = 0,1% de chance de ter um filho fissurado; pais normais e um filho fissurado = 4,5% de chance de ter outro filho fissurado; um dos pais e um filho fissurado = 15% de chance de ter outro filho fissurado.

Causas

A etiologia das malformações faciais ainda é desconhecida, no entanto, existem evidências que fatores genéticos e ambientais atuam em associação na origem das fissuras labiopalatinas. Dentre os fatores ambientais mais citados destacam-se: doenças durante a gravidez, uso abusivo de drogas, uso de álcool ou cigarros, a realização de raios-x na região abdominal, idade dos pais, deficiência nutricional, medicamentos anticonvulsivantes ou corticoide durante o primeiro trimestre gestacional entre outras.

A hereditariedade tem sido mencionada como o fator de maior importância no desenvolvimento de fissura, uma vez que vários genes estão relacionados com o desenvolvimento e fechamento do palato. Esta importância da influência hereditária é comprovada quando se observa que a incidência de fissuras cresce com a presença de familiares com esta alteração.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7585.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria