Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o público infantojuvenil de João Pessoa vai ganhar uma programação cultural especialmente voltada para ele. Trata-se do “I Fest Aruandinha – Cinema & Literatura InfantoJuvenil”, que começa neste sábado (8) e se estende até o dia 14 deste mês, ocorrendo em três locais: Cinépolis Manaíra Shopping, Cine Banguê do Espaço Cultural e Usina Cultural Energisa.
Nascida como um desdobramento do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, a ideia já foi praticada algumas vezes com sessões especiais dentro do festival e exibições em escolas públicas. É a primeira vez, no entanto, que o Aruandinha toma corpo de um festival completo.
O novo festival trará um recorte do que há de mais significativo em termos de animação de longa e curta-metragem no Brasil, hoje. É o caso de Alê Abreu, consagrado diretor brasileiro indicado ao Oscar 2016 por seu filme O Menino e o Mundo, e o diretor Frederico Pinto, de Porto Alegre, que vem ao Fest-Aruandinha prestigiar o nascimento do evento e participar de workshop sobre as tendências e desafios da animação brasileira nos dias atuais.
Além disso, o evento também estimulará a leitura, através de contação de histórias. “O Fest-Aruandinha já nasce diferenciado ao fazer esse link entre cinema e literatura infantojuvenil, inserindo as possíveis interlocuções entre os campos e linguagens, num estímulo simultâneo ao cinema, enquanto conteúdo audiovisual de qualidade, e a leitura", aponta seu produtor-executivo Lúcio Vilar.
O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro é uma iniciativa e realização do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção Audiovisual (Neppau), em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Reitoria da UFPB, com o objetivo de fomentar, reconhecer e contemplar novos talentos na área do audiovisual brasileiro.
Programação
Sábado (8)
Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural)
18h – Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Avião Vermelho (Animação, 1h30min, 2014, RS) com apresentação do filme pelo diretor Frederico Pinto.
Segunda (10)
Sala CINÉPOLIS
10h30 – Abertura Oficial/Momento Literário: Palestra sobre o clássico O Pequeno Príncipe, com lançamento do da adaptação: Pequeno Príncipe no Planeta Terra, de Carlos Gomes.
11h– Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Avião Vermelho (Animação, 1h30min, 2014, RS), com apresentação do filme pelo diretor Frederico Pinto.
Terça (11)
Sala CINÉPOLIS
10h30 – Exibição do longa-metragem O Menino e o Mundo (Animação, 1h19min, 2014, SP) de Alê Abreu (indicado ao Oscar 2016).
12h – Momento Literário: Livro: Luiz Gonzaga em Quadrinhos, de Sílvio Osias (Roteiro) e Ilustrações de Megaron Xavier
Cine Banguê/Funesc
15h - Exibição do longa-metragem As Aventuras do Avião Vermelho, com a presença do diretor Frederico Pinto.
Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural/Energisa)
19h – Workshop com o diretor Frederico Pinto.
Tema: Animação no Brasil: tendências e desafios
Quarta (12)
Sala CINÉPOLIS
14h - Momento Literário: Livro: Fidel Castro em Quadrinhos, de Walter Galvão (Roteiro) com Ilustrações de Lelo Alves
14h30 - Sessão Curta Aruandinha
15h30 – Sessão Contação de História
16h30 - Sessão Curta Aruandinha
Cine Banguê/Funesc
15h - Sessão Curta Aruandinha
16h - Sessão Curta Aruandinha
Quinta (13)
Sala CINÉPOLIS
10h30 - Momento Literário: Livro: João Pessoa em Quadrinhos, de Jairo Cézar (Roteiro) com Ilustrações de Américo Filho.
11h - Exibição do longa-metragem As Aventuras do Avião Vermelho
Cine Banguê/Funesc
15h - Exibição do longa-metragem O Menino e o Mundo, de Alê Abreu.
Sexta (14)
Sala CINÉPOLIS
10h30 – Momento Literário: Livros: Celso Furtado e Epitácio Pessoa em Quadrinhos, de João Matias (Roteiro) com Ilustrações de Izaac Brito.
11h00 – Sessão Curta Aruandinha.