O Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior se reuniu nesta segunda-feira (10) na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da Universidade Federal da Paraíba (SODS/UFPB) para discutir a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades).
Participaram da reunião a reitora da UFPB Margareth Diniz, a futura vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, o reitor da UFCG José Edilson de Amorim, o pró-reitor de assuntos estudantis do IFPB Manoel Pereira de Macedo (representando o reitor do instituto Nicácio Lopes), o representante do IFPB no Plades Francisco Fechine, o coordenador geral do projeto Paulo Cavalcanti (professor de Economia da UFPB), a coordenadora administrativa do Plades Marília Medeiros, o secretário de turismo e desenvolvimento econômico do Estado Lindolfo Pires, além de pró-reitores e equipe administrativa da UFPB.
Para a reitora Margareth Diniz, a reunião foi de grande importância e a parceria será bastante produtiva para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. Já o reitor da UFCG disse que este é um estímulo muito grande para que as universidades em colaboração com o Estado, e num segundo momento com os municípios, possam contribuir para o desenvolvimento regional.
O coordenador geral do Plades Paulo Cavalcanti fez a apresentação da estratégia de construção do plano aos representantes do governo do Estado, da UFPB, UFCG, UEPB e IFPB e, em seguida, foi lida a minuta do acordo de cooperação entre as instituições de ensino superior para apreciação dos dirigentes e iniciação das discussões sobre as ações conjuntas.
Cavalcanti informou que, no período de 5 a 7 de dezembro, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, está prevista a realização do II Seminário do Plades e espera-se que nesse encontro aconteça a assinatura do acordo de cooperação.