CE/UFPB realiza 2º Seminário sobre Políticas de Educação Superior na América Latina

O Centro de Educação (CE/UFPB) promove, nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, o 2º Seminário sobre Políticas de Educação Superior na América Latina (SPESAL). Na abertura, será abordada A Educação Superior em Contextos Emergentes. Mais dois temas serão discutidos em formato de painéis, seguidos de debates: Mestrados Profissionais - A Responsabilidade Social dos Mestrados Profissionais e O Papel da Universidade na Formação dos Conselheiros.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - Mestrado Profissional (MPPGAV/CE/UFPB) e pelo Comitê Executivo dos Congressos de Educação Comparada 2017, com a cooperação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade de Santa Maria (PPPG/UFSM). A coordenação é dos docentes Maria da Salete Barboza de Farias e de Swamy de Paula Lima Soares, ambos do MPPGAV/CE/UFPB.

O foco é analisar o cenário dos mestrados profissionais na América Latina e no Brasil, a educação superior e os contextos emergentes, justificando a existência desses mestrados dentro dessa imensa gama de possibilidades de formulação de políticas e de formação de sujeitos implicados na construção educacional.

A organização do evento espera que pesquisadores/as, políticos/as, gestores/as, professores/as e estudantes possam encontrar, na educação comparada, instrumentos de avaliação de políticas e de análises de resultados, bem como acessar todo o conjunto de experiências compartilhadas por países na área da educação, em todos os vieses de ideologia, de formação, de pesquisa e de ação no campo das possibilidades de comparação entre países ou sistemas educativos.

O seminário acontece das 14h00 às 17h30 horas, no Auditório 212 do CE, no campus I da UFPB. A entrada no auditório será a partir das 13h. O evento é gratuito, porém os lugares são limitados. O link para o formulário online de inscrição do evento é https://goo.gl/rDqy6a ou RSVP para o E-mail do Seminário SPESAL: spesal.ceufpb@gmail.com.

Programação do 2º SPESAL

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CONTEXTOS EMERGENTES

Dia 13/10/2016 (5ª feira) - Tarde - 14h às 17h30

Abertura

Diretor do CE – Dr. Wilson Honorato Aragão

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior – MPPGAV – Drª Maria da Salete Barboza de Farias

Coordenadora Executiva Congressos Educação Comparada CIEC&EISBEC UFPB 2017 – Drª Ana Elvira Steinbach Torres

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM – Drª Rosane Carneiro Sarturi

Painel 1

Mestrados Profissionais – A Responsabilidade Social dos Mestrados Profissionais: Um Espaço do Profissional da Educação na Educação Superior

Drª Marilia Costa Morosini (PUCRS) – Políticas de Educação Superior em Contextos Emergentes

Drª Rosane Carneiro Sarturi (UFSM) – Interlocuções entre Educação Básica e Superior: Aproximações Necessárias

Dr. Gustavo Gregorutti  (Andrews University, EUA) – A Transnacionalização da Educação Superior na América Latina – videoconferência

​Dr. Norberto Fernández Lamarra / ​Cristian Perez Centeno / Marisa Álvarez (NIFEDE/UNTREF) – Las Maestrías Profesionales en el contexto de América Latina y de Argentina. El caso de la UNTREF y la Maestría en Gestión y Evaluación de la Educación - videoconferência

Debatedora: Drª Maria da Salete Barboza de Farias

Debate

Dia 14/10 /2016 (6ª feira) – Tarde – 14h às 17h30

Painel 2

O Papel da Universidade na Formação dos Conselheiros

Drª Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM) – Pró-Conselho: Espaços de Gestão Participativa

Drª Adriana Valéria Santos Diniz (MPPGAV/UFPB) – O Perfil e a Formação dos Conselheiros Municipais de Educação: Pautas para a Universidade

Profª Maria Conceição da Silva (UNCME/PB) – A Formação dos Conselheiros Municipais na Paraíba: Desafios e Perspectivas

Drª Iolanda Barbosa de Lima  (UNDIME/PB) – Os Conselhos Municipais sob a Ótica do Regime de Colaboração

Debatedor: Dr. Swamy de Paula Lima Soares

Debate

Dia 15/10/2016 (sábado) – Manhã – 09h00 às 12h

Reunião de trabalho com coordenadores de programas e grupos de pesquisa (não aberta ao público)

Os painéis serão seguidos de debates. Participam como palestrantes, Marilia Costa Morosini (PUC/RS), Rosane Sarturi (UFSM), Gustavo Gregorutti (Andrews University, EUA), Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM), Adriana Valéria Santos Diniz (UFPB), Maria Conceição da Silva (UNCME/PB) e Iolanda Barbosa de Lima (UNDIME/PB).

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo) com CE